23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAnúncio do vencedor do Prémio de Poesia Sebastião da Gama com nova...

Anúncio do vencedor do Prémio de Poesia Sebastião da Gama com nova data

Mais de meio milhar de pessoas, de vários países, submeteram obras a concurso, obrigando ao adiamento da divulgação

 

- PUB -

O anúncio do vencedor do XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião está marcado para 1 de Abril. Inicialmente o calendário apontava o dia de amanhã como data de anúncio dos vencedores, mas devido ao elevado número de obras submetidas e em apreciação pelo júri, motivou-se o reagendamento da divulgação nos meios de comunicação institucional do município setubalense e da Junta de Freguesia de Azeitão para o primeiro dia do próximo mês de Abril.

Quanto à cerimónia de entrega do prémio e à apresentação da obra vencedora, a mesma está marcada para 10 de Abril, dia em que se comemora o centenário do nascimento de Sebastião da Gama.

Provenientes de todo o mundo, foram mais de meio milhar as pessoas que submeteram obras literárias a concurso na 17.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama. Esta edição do concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal  e pela Junta de Freguesia de Azeitão em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, torna-se desta forma na mais participada de sempre.

- PUB -

A apresentação de candidaturas terminou a 30 de Setembro, sendo que durante este prazo foram submetidas 559 obras poéticas “originais, inéditas, redigidas em língua portuguesa e assinadas com pseudónimo”. O município esclarece que a maioria dos textos apresentados é proveniente de Portugal, Brasil e Moçambique.

As 559 obras que submeteram as candidaturas vão agora ser analisadas por um júri, que pode seleccionar uma obra vencedora. Ao autor vencedor será atribuído um prémio com o valor de 1500 euros e a publicação de 50 exemplares da obra, sendo que o júri pode ainda sugerir até duas menções honrosas.

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que esta distinção se destina a “acrescentar mais reconhecimento internacional” à obra de Sebastião da Gama, atribuindo um prémio a um autor português ou estrangeiro com mais de 18 anos.

- PUB -

A edilidade esclarece ainda que, com esta iniciativa, de periodicidade bianual, pretende “promover a criatividade na área da literatura, principalmente a poesia, e divulgar a obra do poeta e pedagogo natural de Azeitão, concelho de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -