27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeDocapesca concretiza recorde de 11,2 M€ de investimento em 2023

Docapesca concretiza recorde de 11,2 M€ de investimento em 2023

Construção da nova lota da Carrasqueira e a reabilitação da lota de Vila Nova de Milfontes destacados nos investimentos

 

- PUB -

A Docapesca concretizou um investimento recorde de 11,2 milhões de euros em 2023, um aumento de 45% face ao período homólogo, e tem previstos seis milhões de euros para 2024, segundo os dados enviados à Lusa.

“No ano de 2023, o investimento concretizado pela Docapesca atingiu o recorde anual absoluto de 11,2 milhões de euros, o que representou um aumento de mais de 45% face ao ano anterior”, adiantou a empresa, em resposta à Lusa.

Entre estes investimentos está a reabilitação dos armazéns de aprestos e novo cais flutuante do porto de Vila do Conde, as novas escadas e defensas na ponte-cais número um do porto de Matosinhos, a dragagem da bacia portuária do porto de Aveiro, a pavimentação do Porto da Figueira da Foz, a reabilitação das lotas de Peniche e Nazaré e a nova lota de Cascais.

- PUB -

Destaca-se também a construção dos pavilhões de descarga do pescado do cerco de Sesimbra e Sines, a construção da nova lota da Carrasqueira, a reabilitação da lota de Vila Nova de Milfontes, bem como a reabilitação da frente ribeirinha de Vila Real de Santo António.

No âmbito da transição energética e digital, surgem, por exemplo, a instalação dos novos parques fotovoltaicos nos portos de Lagos, Arade e Olhão, a instalação do sistema SAP e o desenvolvimento da aplicação PeRAIA, “que irá permitir a pescadores e cientistas acederem a dados sobre raia curva e assim melhor gerirem as respectivas capturas”.

Entre 2016 e 2023, o investimento realizado pela Docapesca somou 50 milhões de euros.

- PUB -

Este valor é financiado por receitas próprias e pelo programa Mar 2020.

Para 2024, está previsto um investimento superior a seis milhões de euros.

“O conjunto de investimentos realizados pela Docapesca tem como principal objectivo melhorar o serviço público prestado aos seus utentes e ajudar a valorizar o produto do seu trabalho”, apontou.

No ano passado, o valor do pescado transaccionado nas lotas e postos de Portugal continental, geridos pela Docapesca, ultrapassou os 250 milhões de euros, um aumento de cerca de 2% face a 2022.

Por sua vez, a quantidade transaccionada ficou em cerca de 110.000 toneladas.

A Docapesca é uma empresa do sector empresarial do Estado, tutelada pelos ministérios da Agricultura e das Finanças, que conta com 506 trabalhadores.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -