1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAlegro Setúbal é pioneiro na inclusão com projecto “Hora Silenciosa”

Alegro Setúbal é pioneiro na inclusão com projecto “Hora Silenciosa”

Projecto quer “ambiente tranquilo e acolhedor” para receber pessoas com perturbações do espectro do autismo

 

- PUB -

O Alegro Setúbal arranca este mês com a implementação do projecto “Hora Silenciosa”, uma acção que tem como objectivo “proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor” para receber pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Esta iniciativa, que começa a 28 de Janeiro, irá acontecer no último domingo de cada mês, durante a primeira hora de funcionamento, das 10 às 11 horas, com o centro comercial a ter diversas iniciativas para “permitir uma visita mais tranquila”.

Este projecto foi criado como resultado da proximidade do Alegro Setúbal com a comunidade, que, “através da escuta activa” do território entendeu a “necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com PEA e as suas famílias”, explica o estabelecimento em nota de Imprensa, acrescentando que com ajuda da Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal, o centro promoveu, numa primeira fase, uma “série de iniciativas para a sensibilização de colaboradores”, através de um “guia de boas práticas e informações sobre o assunto”, com o intuito que, na fase de arranque, todos estejam “capacitados para proporcionar uma abordagem acolhedora”.

Em comunicado, o Alegro esclarece que esta iniciativa com a parceria da APPDA de Setúbal tem como principal objectivo “promover a inclusão social e contribuir para uma maior consciencialização da população” sobre esta condição, enquanto “proporciona um ambiente inclusivo a todos e permite uma maior integração das pessoas com PEA na vida quotidiana”.

- PUB -

Carmen Cristino, vice-presidente da APPDA Setúbal, mostra-se “muito satisfeita” pela implementação do projecto. “Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos, estamos muito satisfeitos pela implementação deste projecto conjunto, que vai facilitar não só o conforto e acesso de muitas famílias, bem como funcionar como pilar pedagógico para esta realidade”, refere.

Já Miguel Lopes, territory manager do Alegro Setúbal, esclarece que a implementação da “Hora Silenciosa” no Alegro Setúbal reforça o “compromisso em acolher a diversidade”, criando um impacto positivo” na comunidade.

“Os centros comerciais são cada vez mais espaços de uso misto para compras, serviços e lazer e queremos, com esta iniciativa, alargar a nossa missão social e democratizar o acesso a todos. Acreditamos que ao trabalharmos juntos para criar ambientes mais inclusivos, estamos a eliminar barreiras e a promover uma sociedade onde todos têm a oportunidade de participar plenamente, independentemente das suas características individuais”, aponta.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -