Instituição serve diariamente mais de mil utentes e intervém em áreas como a educação, a saúde e a acção social
Ao século e meio de existência, a servir a comunidade, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) acaba de juntar mais um ano. A instituição cumpriu no último sábado 151 anos de vida e tem vindo a assinalar a data ao longo dos últimos dias.
E assume-se, actualmente, como “a mutualista portuguesa com o leque de intervenção mais alargado”, traduzido “em mais de uma dúzia de valências, que vão desde a infância ao idoso e que cruzam áreas como as da educação, da saúde e do apoio social”, afirma a instituição, em comunicado. Os programas que apresenta são diversos e reflectem um amplo ‘leque’ de intervenção, para um universo que se pode considerar, em termos locais, bastante significativo. “Entre utentes e clientes, a UMNSC serve diariamente um número bem acima de um milhar de indivíduos, que se distribuem entre a comunidade montijense e as populações dos concelhos vizinhos, grosso modo.”
Para Pedro Santos, presidente da UMNSC, “a comemoração dos 151 anos não apenas honra o passado” como também “reafirma o compromisso com as populações e a vontade de continuar a alargar a presença da mutualista na comunidade”. A perspectiva é a de que a instituição possa garantir “um papel cada vez mais significativo no apoio social”, em busca de “um futuro mais justo e inclusivo para todos”, adianta o responsável, citado no comunicado.
A festa do 151.º aniversário decorreu nas instalações do Lar da UMNSC, “junto dos utentes das valências de ERPI e Unidade de Cuidados Continuados”, faz notar a entidade. E, de acordo com a instituição, não se ficou apenas pela celebração da data, já que “reforçou os laços entre os utentes, os familiares, os profissionais das valências, os associados presentes e os elementos do Conselho de Administração”.
Durante a cerimónia comemorativa, que foi animada pelo Grupo Hip-Hop UDC e pelo Grupo Teatro Sem Limites, foram reconhecidas três funcionárias. “Ana Paula Santos, Carla Rolo e Cidália Conceição, pelos 25 anos de colaboração com a UMNSC, destacando-se o esforço e a dedicação que colocam no seu trabalho e que contribui para que a UMNSC consiga concretizar os seus objectivos”, realça a instituição.
Esta semana as comemorações estenderam-se às restantes valências e aos respectivos funcionários. Até porque “a dedicação dos profissionais contribui para o sucesso contínuo da instituição”, justifica na mesma nota Patrícia Soares, da administração, para reforçar a concluir que “o comprometimento dos trabalhadores é o verdadeiro alicerce do impacto positivo que a instituição tem na comunidade”.