9 Dezembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioSociedadePromoção da igualdade e não discriminação no concelho em reflexão

Promoção da igualdade e não discriminação no concelho em reflexão

Sessão no Mercado do Livramento analisou o retracto do concelho nestas áreas de intervenção social

 

- PUB -

Na celebração do Dia Municipal para a Igualdade, o diagnóstico do concelho quanto à promoção da igualdade e não discriminação, com indicadores e recomendações integradas num plano municipal, esteve em reflexão.

Nesta sessão, que se realizou no auditório do Mercado do Livramento, foi analisada o retracto do concelho nestas áreas de intervenção social, integrada no Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação, tendo sido apresentado às entidades parceiras da autarquia que contribuíram para a elaboração do diagnóstico.

Em nota de Imprensa, a edilidade explica que o objectivo deste trabalho passa pela “implementação de um conjunto de recomendações e de acções que possam, efectivamente, contribuir para a eliminação de disparidades e promover uma cultura de igualdade de direitos e de inclusão no sentido da democracia participativa”.

- PUB -

A autarquia explica que a criação do Grupo Interinstitucional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, para a concepção de um Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Doméstica, com implementação e monitorização já em curso, é uma das acções definidas como prioritárias.

Este encontro, com participantes de 15 entidades que “contribuíram directamente para o diagnóstico e o Plano Municipal”, teve a presença dos presidentes das juntas de freguesia de Gâmbia-Pontes Alto da Guerra, Luís Custódio, do Sado, Marlene Caetano, e de São Sebastião, Luís Matos.

Esta sessão, que foi conduzida pela chefe da Divisão dos Direitos Sociais na autarquia, Conceição Loureiro, contou ainda com a participação, entre outros, de Fátima Silveirinha, do executivo da União das Freguesias de Setúbal, assim como da directora do Centro Distrital de Setúbal do Instituto de Segurança Social, Luísa Malhó.

- PUB -

Estiveram ainda presentes representantes de instituições particulares de solidariedade social, do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e do Centro Hospitalar de Setúbal, bem como técnicos de instituições e associações de Setúbal.

A autarquia esclarece ainda que o Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação é enquadrado na estratégia para a promoção da igualdade de género e no âmbito do compromisso assumido pelo município para superação de desigualdades e a construção de um concelho mais coeso e igualitário, contribuindo, assim, para um território mais livre e desenvolvido.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

A prova foi disputada na Bélgica e veio dar mais uma medalha ao já grande palmarés dos dois dançarinos e professores

Sem-abrigo hospitalizado após ser espancado por grupo

Vítima foi atacada durante a noite por várias pessoas, que destruíram a tenda onde dormia

PJ detém irmãos por matar indiano em tentativa de massacre nas Praias do Sado

Motivação do homicídio com origem numa alegada ofensa à mãe dos suspeitos
- PUB -