24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal entre os distritos em alerta laranja devido à agitação marítima

Setúbal entre os distritos em alerta laranja devido à agitação marítima

Ondas podem atingir valores entre os 4,5 e os 9 metros entre as 6h00 e as 21h00 de terça-feira

 

- PUB -

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que os distritos de Setúbal, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste com 4,5 a 5,5 metros, com altura máxima de 9 metros entre as 6h00 e as 21h00 de terça-feira.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 21h00 de terça-feira e as 3h00 de quarta-feira.

No que diz respeito à chuva, o IPMA emitiu para os distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém entre as 00h00 e as 15h00 de terça-feira.

- PUB -

Os 14 distritos e o de Setúbal também vão estar sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

- PUB -

No aviso, a ANEPC pede a “adopção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas”.

Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar actividades relacionadas com o mar, adoptar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -