20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeRealizadora de Azeitão vence com documentário sobre Cesária Évora

Realizadora de Azeitão vence com documentário sobre Cesária Évora

Documentário apresenta “imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos de familiares, amigos de infância e músicos que trabalharam com Cesária Évora”

 

- PUB -

A realizadora Ana Sofia Fonseca, de Azeitão, destacou-se na 12.ª edição dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, ao vencer na categoria de “Melhor Documentário em Longa-Metragem” com a obra “Cesária Évora”.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se este domingo, no Casino Estoril, sendo que nesta edição dos Prémios Sophia, o documentário de Ana Sofia Fonseca “estava nomeado juntamente com os filmes “Entre Ilhas”, de Amaya Sumpsi, “Objectos de Luz”, de Acácio de Almeida e Marie Carré, e “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005”, de Marco Martins”.

A obra cinematográfica da azeitonense “proporciona ao público um novo olhar sobre a vida e obra da cantora cabo-verdiana, um dos nomes maiores da world music, que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, superou todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

- PUB -

O documentário apresenta “imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos de familiares, amigos de infância e músicos que trabalharam com Cesária Évora”, além de revelar “aspectos pessoais e profissionais da “Diva dos Pés Descalços”, da humanidade e vontade de ajudar os outros, aos problemas de depressão e bipolaridade”.

Realizado em 2022 entre Portugal, França e Cabo Verde, o trabalho de Ana Sofia Fonseca já havia conquistado, em Maio, “o Prémio Público no Festival Indie Lisboa e arrebatado uma menção especial na 62.ª edição do Festival de Cinema de Cracóvia, Polónia”.

A realizadora de Vila Nogueira de Azeitão “viu o documentário “Cesária Évora”, dedicado à artista cabo-verdiana falecida a 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, estrear-se mundialmente no festival norte-americano South by Southwest”.

- PUB -

Segundo a autarquia, “na corrida aos Prémios Sophia esteve também a obra do realizador setubalense António Aleixo “Quis Saber Quem Sou”, neste caso na categoria de ‘Melhor Documentário em Curta-Metragem’”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -