27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeHospital da Luz Setúbal promove rastreio da vertigem na semana de 15...

Hospital da Luz Setúbal promove rastreio da vertigem na semana de 15 a 19 deste mês

Especialista Rosa Castillo Ramos explica a importância da patologia do ouvido interno, que atinge pessoas dos 8 aos 80 anos

- PUB -

 

“A patologia dos equilíbrios, as tonturas e vertigens, é uma patologia muitíssimo frequente na população”. Palavras de Rosa Castillo Ramos, otorrinolaringologista da rede Hospital da Luz e responsável pela área de vertigem e patologia do equilíbrio no Hospital da Luz Setúbal desde 2003, unidade que está a promover um rastreio da vertigem e patologia do equilíbrio.

“A patologia da vertigem atinge desde crianças a idosos, mas obviamente o público-alvo são os idosos, onde a patologia é mais frequente. Depois temos o pormenor de que estes [idosos] têm alto índice de risco de queda, vão caindo e vão tendo complicações vindas daí e, portanto, estes rastreios são muito úteis nesta faixa etária.”, explica a especialista avançando que os problemas do ouvido interno podem atingir pessoas dos 8 aos 80 anos.

- PUB -

Entre os dias 15 e 19 deste mês de Maio, nos períodos das 08h30 às 11h00 e das 16h00 às 19h00, qualquer pessoa poderá submeter-se ao rastreio promovido pelo Hospital da Luz Setúbal. As vagas são limitadas pelo que as marcações terão de ser feitas no portal online do centro hospital – MyLuz.

Sobre estes rastreios, que têm sido prática corrente no hospital, Rosa Castillo Ramos diz que são um sucesso e que muitas das vezes existe a necessidade de alargar o atendimento.

“Tem sido um sucesso, normalmente abrimos uma semana que enche logo e por vezes temos de abrir datas extras para mais rastreios porque a patologia dos equilíbrios, as tonturas e vertigens, é uma patologia muitíssimo frequente na população e é um dos motivos principais para consulta.”, refere a médica.

- PUB -

O despiste “serve para filtrar a população que têm esta patologia, para depois estudá-la melhor”. “Nós fazemos uma abordagem de screening, em que fazemos um questionário primeiro e depois uns testes, para saber se há ou não problema de vertigens. Depois sugerimos, caso haja problema, marcar uma consulta específica chamada ‘consulta de vertigem’ onde vamos ver a causa do desequilíbrio”.

Dentro da patologia existem vários sintomas que variam de pessoa para pessoa, termos que a especialista explica serem diferentes. “Não é a mesma coisa ter uma tontura, uma vertigem ou um desequilíbrio, e as pessoas muitas vezes confundem.

Isso tem de ser bem estudado porque há mais de 300 causas deste problema”. O interregno pandémico pode ter ajudado a que algumas queixas e sintomas se agravassem, e, de acordo com Rosa Castillo Ramos muitas pessoas culpam a vacina da covid-19 pelo desenvolvimento destes problemas.

“O que aconteceu com a pandemia é que, como houve um parêntese e ficámos um pouco parados, os problemas continuaram a evoluir. Portanto, temos agora talvez problemas mais arrastados e a população começa a tratar destes problemas porque começou a perder um pouco o medo da pandemia. Houve também uma coisa curiosa em relação à pandemia, que é as pessoas culpabilizaram a covid-19 por muitos problemas desta área, inclusivamente a vacina”.

Sinal de alerta acaba também por ser o stress que é uma queixa apontada por muitos jovens adultos. “A patologia do ouvido interno, do equilíbrio, está muito prejudicada pelo stress e se há algo que não falta actualmente é stress. Adultos jovens em idade activa, que estão a trabalhar e têm muitas vezes este tipo de stress, burnout, cansaço e esgotamento, fazem com que estes problemas apareçam e recorrentemente”.

No tratamento destas questões o Hospital da Luz Setúbal é “centro de referência do País” por todo o conjunto de equipamentos e aparelhos que permitem que os doentes sejam
tratados na unidade hospitalar.

“Temos todos os equipamentos necessários para tratar qualquer tipo de patologia, não só para diagnóstico, mas também para tratamento. Temos uma unidade de reabilitação que é uma arma importante para o equilíbrio, para fazer face a este tipo de patologia”, conclui Rosa Castillo Ramos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -