29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSeixal cria centro de aprendizagem e experimentação em robótica para jovens

Seixal cria centro de aprendizagem e experimentação em robótica para jovens

Tecnologia, robótica, inteligência artificial, modelos 3D e prototipagem são algumas das áreas de trabalho desenvolvidas

 

- PUB -

Aprender a construir um drone aquático ou a projectar um veículo eléctrico são algumas das possibilidades que os jovens das escolas do concelho do Seixal podem ter no âmbito de um projecto que será lançado amanhã.

Segundo a autarquia, o Seixal Criativo traduz-se num centro de aprendizagem e experimentação baseado em projectos nas áreas da ciência e tecnologia com o intuito de apoiar os jovens no desenvolvimento de projectos que os familiarize com as tecnologias dotando-os de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira.

Tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem são algumas das áreas de trabalho que os cerca de 80 alunos inscritos vão desenvolver no âmbito do Seixal Criativo.

- PUB -

A inauguração oficial está marcada para sábado, com a realização da Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro», que decorre a partir das 10 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

“Este é um projecto pioneiro em Portugal, que vai permitir uma maior capacitação dos nossos jovens e a criação de projectos inovadores. O Seixal Criativo oferece um mundo de possibilidades que vão marcar o concelho do Seixal nas áreas da tecnologia e da ciência”, explica em comunicado o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

O objectivo da autarquia, adianta, é proporcionar aos jovens do concelho uma pré-formação com ferramentas da nova economia e das novas realidades da sociedade de informação e, ao mesmo tempo, potenciar a criação de mão-de-obra qualificada que, no futuro, suporte o tecido empresarial e as necessidades do concelho.

- PUB -

Estes alunos já estão a participar em reuniões, a trocar ideias, a formar grupos de trabalho e a contactar com os mentores do projecto, os especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre.

Na Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro» participa o realizador e criativo John Filipe, que já trabalhou com a Weiden+Kennedy, fez anúncios para marcas como a Nike, Adidas, Audi, para o Instagram e para a série Casa de Papel, da Netflix, entre outros.

Actualmente trabalha na produtora RSA Films, do grupo do famoso realizador Riddley Scott.

Outro dos convidados é César Barbosa, vice-presidente e co-fundador português da start-up Tuga Innovations, sedeada em Vancouver, no Canadá, empresa que desenvolveu o modelo do Tuga, protótipo de um veículo 100% eléctrico fabricado em Portugal.

Segundo a autarquia, o Seixal Criativo vai funcionar nos Serviços Centrais da câmara municipal com alunos do 10.º ano das escolas do concelho, mas existe a intenção de estender a participação aos restantes alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.

O trabalho é feito em horário pós-escolar, com a ajuda de mentores (estudantes do ensino superior residentes no concelho) e especialistas.

- PUB -

Mais populares

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -