28 Março 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeParóquia da Anunciada comemora 470 anos e torna-se figura principal de exposição...

Paróquia da Anunciada comemora 470 anos e torna-se figura principal de exposição artística

Edifício religioso foi retractado pela visão de 12 artistas numa mostra de pinturas e desenho

 

- PUB -

A Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, para assinalar o seu 470.º aniversário, inaugurou esta terça-feira, pelas 19h30, na Casa da Baía, em Setúbal, a exposição “12 olhares sobre a Igreja de Nª Sr.ª da Anunciada”, que vem dar a conhecer o edificado religioso através de pinturas e desenhos de mais de uma dezena de artistas.

Alberto Pereira, Dília Fraguito Samarth, Francisco Anjos, Hugo da Silva, L. Sadino, Luís Disa, M. Conceição Branco, Madureira Pais, Maria José Nunes de brito, Miguel Amaral, Miranda Brito e Rogério Chora são os nomes responsáveis pelas obras que compõem esta mostra, que no primeiro dia atraiu várias pessoas à Casa da Baía.

Com a cerimónia prestes a começar, os olhares e a curiosidade dos muitos visitantes, que compareceram na sessão solene, estiveram focados nos quadros da exposição. Por este motivo, a sala de apresentação demorou um pouco mais do que o habitual para ficar composta e pronta a ouvir as palavras do padre Fernando Paiva.

- PUB -

“É um sentimento de alegria e satisfação ver aqui tanta gente. Esta exposição vem dar a conhecer, a partir da perspectiva de 12 pintores, a Igreja da Nossa Senhora da Anunciada e também se pretendia uma diversidade de estilos e olhares que acabou por ser bem conseguida”, disse o pároco a O SETUBALENSE.

Antes dos discursos, quem assistia foi presenteado com um prelúdio musical, tocado por Miguel Rangel na guitarra clássica e Mariana Rangel na flauta transversal, ambos pertencentes ao ensemble jovem daquela paróquia.

Na apresentação da exposição, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, foi chamado a discursar e revelou que a antiga freguesia da Anunciada também completou 470 anos de idade, pois as freguesias “nasceram a partir das paróquias”.

- PUB -

O autarca, na mesma intervenção, acrescentou que a Junta de Freguesia recuperou e disponibilizou uma obra de Rogério Chora sobre a Paróquia da Anunciada e que este aniversário traz ao de cima as “tradições e valores” que caracterizam esta Igreja e as populações da freguesia em questão.

Já Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, referiu o simbolismo de “dar voz” aos artistas da cidade sadina num “momento tão especial”. A autarca ainda destacou a “beleza” da Igreja da Nossa Senhora da Anunciada pela “simplicidade” do edifício.

Em seguida, revelou que a autarquia sadina está a colocar luzes na fachada da estrutura. Apesar de ainda não existir uma data concreta sobre a finalização do projecto, a autarca garantiu que o município vai “iluminar” esta igreja.

Este edifício religioso, ao longo dos últimos anos, tem sido alvo de intervenções de reabilitação, nomeadamente no adro, fachadas, claustros e até no próprio interior da paróquia, onde estão a ser recuperadas pinturas datadas do séc. XVII.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Antiga Universidade Moderna simplesmente desapareceu

Edifício foi totalmente demolido, sendo iniciadas as escavações para dar lugar a 77 apartamentos divididos em cinco pisos

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Mãe das crianças que viviam em casa abandonada em Setúbal consentiu entrega

As três crianças com idades entre os dois e seis anos foram retiradas pela PSP de Setúbal na quarta-feira de uma casa em condições miseráveis
- PUB -