30 Março 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePraça de Bocage é palco de actividades dedicadas às mulheres

Praça de Bocage é palco de actividades dedicadas às mulheres

Música, dança, pintura ao vivo, declamação de poesia e partilha de diversos testemunhos marcaram a manhã de ontem na cidade sadina

 

- PUB -

A Praça de Bocage foi na quarta-feira palco de diversas actividades dedicadas às mulheres, realizadas no âmbito da iniciativa “Praça Mulher”, organizada pela União das Freguesias de Setúbal para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

“É o segundo ano consecutivo que fazemos este projecto, que tem como objectivo valorizar aquilo que as mulheres fazem em todas as profissões e em todas as áreas”, disse Rui Canas, presidente da União das Freguesias, a O SETUBALENSE.

Entre música, dança, poesia, pintura e “a partilha de testemunhos sobre a condição da mulher em vários quadrantes da sociedade”, o autarca explicou que as acções foram realizadas com o intuito de “valorizar o papel da mulher nessas actividades e valorizar o papel que elas têm aqui no território”.

- PUB -

“É importante valorizar esse papel porque, apesar de hoje haver pessoas que acham que os direitos das mulheres estão assegurados, nomeadamente através da legislação, nós sabemos que isso não é verdade. A diferença entre a realidade e a legislação é muita em alguns casos”, sublinhou Rui Canas.

Também presente esteve Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, que disse ser “importante assinalar o Dia da Mulher tendo em conta que há muito caminho ainda para fazer”.

“Às vezes olhamos para os sítios onde estamos e achamos que há muita coisa resolvida, e é verdade, mas também há muita desigualdade que é importante combater e resolver”, frisou.

- PUB -

“O apelo que fica é que [haja] união e para que façamos todos em conjunto este caminho de conquista de direitos, que é absolutamente necessário para uma sociedade evoluída como nós queremos”, acrescentou.

Na iniciativa “Praça Mulher”, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, além da actuação do grupo ‘Os Flamenquitos de Santiago’, houve igualmente tempo para a declamação de poesia, através da leitura de poemas do livro “Memórias e Outras Emoções”, escrito por utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.

Além disso, subiram também a palco algumas mulheres para a partilha de testemunhos, assim como participaram na iniciativa, com pintura ao vivo, a Associação de Artistas Plásticos de Setúbal (Artiset) e a Galeria de Arte Pólvora D’Cruz.

Já as bancas com informações e de sensibilização para a igualdade de direitos ficaram a cargo da cooperativa SEIES, da Casa da Poesia de Setúbal e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Chegou a hora de Setúbal

Setúbal é um distrito único. Em pouco mais de cinco mil quilómetros quadrados combina o que poucos países oferecem em todo o seu território. A maior praia da Europa e a maior empresa exportadora de Portugal.

DataRede prepara-se para instalar novos parquímetros em doze zonas da cidade

Acção estava prevista para 6 de Fevereiro, mas foi reagendada por "motivos alheios à vontade" da concessionária

Mãe das crianças que viviam em casa abandonada em Setúbal consentiu entrega

As três crianças com idades entre os dois e seis anos foram retiradas pela PSP de Setúbal na quarta-feira de uma casa em condições miseráveis
- PUB -