25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeExecutivo municipal consolida período de amarração náutica no Portinho da Arrábida

Executivo municipal consolida período de amarração náutica no Portinho da Arrábida

Documento da autarquia vem sanar dúvidas e lacunas sobre regulamento de embarcações na baía azul

- PUB -

O período de estacionamento à época de embarcações de recreio no Portinho da Arrábida e no Parque Marinho Luiz Saldanha está definido entre 1 de Maio e 30 de Setembro, isto em caso de situação de bom tempo.

Assim decidiu a Câmara Municipal de Setúbal, na reunião pública de 16 de Fevereiro, através de proposta para sanar dúvidas de interpretação, bem como as eventuais lacunas.

“A autarquia deliberou consolidar a interpretação no sentido de que o estacionamento à época, e a respectiva taxa prevista no Anexo II ao regulamento, abrange o período de 1 de Maio a 30 Setembro”, aponta o documento referido em nota de Imprensa apela autarquia.

- PUB -

A mesma nota indica que, “caso o período durante o qual é permitido o estacionamento seja alargado, o estacionamento no período que resulte do alargamento fica sujeito ao pagamento de taxa diária, semanal ou mensal, consoante o caso”.

A deliberação camarária tem assim como objectivo “esclarecer dúvidas de interpretação sobre qual é efectivamente o período de estacionamento à época, suscitadas no âmbito do Regulamento de Utilização da Ponte-Cais localizada no Portinho da Arrábida, dos espaços de amarração do Portinho da Arrábida e do Parque Marinho Luiz Saldanha”.

O documento estabelece, no artigo 6.º, ponto n.º 1, que o Portinho da Arrábida “é considerado porto de abrigo no período compreendido entre o último domingo de Março e o último domingo de Outubro”.

- PUB -

No ponto seguinte, o regulamento “define que em situação de bom tempo, que “se restringe ao período de 1 de Maio a 30 de Setembro”, é conferido o “direito ao estacionamento no ponto de amarração que for atribuído, podendo este ser alargado por decisão da Entidade Gestora, até ao período máximo referido no artigo 6.º”.

Por sua vez, o ponto número 3 do mesmo artigo, dispõe que “a permanência de embarcações nas amarrações é autorizada a título precário” no regime de “estacionamento à época.

Ora de acordo com a proposta aprovada na última reunião de câmara, “fica claro que a atribuição da autorização para a permanência embarcações defina à época”.

A deliberação acrescenta que “nem poderia ser de outra maneira, uma vez que o alargamento do período durante o qual é permitido estacionamento depende de decisão da entidade gestora, em função das condições concretas que se verifiquem em cada ano”.

É de ressalvar, no entanto, que o mesmo regulamento, no Anexo II, identifica a época como o período de 1 de Maio a 31 de Outubro, o que resulta numa “incongruência” que “suscita uma dúvida de interpretação, que importa esclarecer”, refere a autarquia. E sublinha que o documento aprovado “prevê que as dúvidas de interpretação, bem como as eventuais lacunas são resolvidas mediante a deliberação da Câmara Municipal de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -