20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeExposição na Casa da Baía promete ser uma “viagem fotográfica”

Exposição na Casa da Baía promete ser uma “viagem fotográfica”

David Dores inaugura mostra e apresenta o seu novo livro. Fotografias disponíveis para visita até dia 26

 

- PUB -

David Dores é o autor de “Intocável no Tempo”, título do livro que dá tema à exposição fotográfica que se encontra actualmente na Casa da Baía, em Setúbal, e que vai estar disponível para visitas até ao próximo dia 26.

O jovem, que já desempenhou a função de ardina n’O SETUBALENSE, mostra agora o resultado do trabalho que desenvolveu durante cinco anos – entre 2016 e 2021 –, em que fotografou a Herdade do Pinhal do Assa, na zona das Pontes, em Setúbal.

A exposição, composta por 12 imagens, promete uma “viagem fotográfica” ao espaço através da lente de David Dores. A O SETUBALENSE, o fotógrafo falou sobre como foi importante para si, e para o desenvolvimento da sua arte, o tempo que passou a registar os campos da herdade.

- PUB -

“Posso dizer que aquilo que sou hoje como fotógrafo e a experiência que tenho a fotografar foi graças ao tempo que fotografei [na Herdade do Pinhal do Assa]. Foi mesmo uma escola para mim”.

Em seguida, explicou que os locais que antes eram verdes já não se mantêm da mesma forma e que dão agora lugar a painéis solares. Na Casa da Baía, no espaço dedicado à exposição fotográfica, David Dores disponibiliza ainda um álbum com a colectânea de todas as imagens que fotografou na herdade que lhe é tão importante.

Está ainda à disposição dos interessados o seu portfólio pessoal, com vários dos trabalhos que tem desenvolvido ao longo dos anos que tem dedicado à fotografia. Apesar de “Intocável no Tempo” estar à venda desde Março de 2022, só foi oficialmente apresentado na passada terça-feira, dia em que também a exposição foi inaugurada.

- PUB -

David Dores diz que “só agora estavam reunidas as condições” para que a obra editada pela AlmaLusa tivesse o merecido lançamento e explicou que muitas pessoas aderiram à compra do livro, que pode ser adquirido no local da exposição.

Além disso, revela que há possibilidade de ser editada uma segunda edição e conta que foi a própria editora que iniciou a conversa sobre a possibilidade de fazer um livro.

“Mostrei um vídeo das minhas fotografias à AlmaLusa. Procurava apenas um feedback do meu trabalho e foram eles que falaram sobre a possibilidade de fazer um álbum que poderia tornar-se um livro”, explica.

Trata-se de um livro “construído entre os anos de 2013 e 2021 através das inúmeras incursões pela Herdade do Pinhal do Assa”. “É uma herdade marcada pelo trabalho rural, pelas vinhas – uva às adegas de produção de vinho e pelo monte principal que servia de espaço de férias para os seus proprietários”, lê-se na sinopse da obra.

A exposição fotográfica conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Casa da Baía. David Dores dedicou parte da sua vida ao salto em comprimento e ao desenho, mas só em 2013 descobriu a grande vocação para a fotografia, quando tirou um curso na Escola Secundária D. João II, em Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -