20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeBairro dos Pescadores ganha novo mural em homenagem às ‘gentes do mar’

Bairro dos Pescadores ganha novo mural em homenagem às ‘gentes do mar’

Nova pintura apresentar “José Domingos, último calafate de Setúbal e figura muito popular no bairro e em toda a comunidade piscatória”

 

- PUB -

Em homenagem às ‘gentes do mar’, a União das Freguesias de Setúbal promoveu a pintura de “um imenso mural” na parede lateral de um edifício situado no Bairro dos Pescadores, com a nova pintura a apresentar “José Domingos, último calafate de Setúbal e figura muito popular no bairro e em toda a comunidade piscatória”.

A obra, executada pela Riscas Vadias, representa “uma homenagem da Junta de Freguesia às gentes do mar, através da representação gráfica de um dos seus mais conhecidos e queridos rostos, detentor de uma arte profissional em risco de desaparecimento na indústria naval”, explica a autarquia em nota de Imprensa.

Para a União das Freguesias de Setúbal, “as gentes do mar não são apenas as pessoas que fazem parte da comunidade piscatória, mas [são] todos os setubalenses porque transportam uma herança de profunda e ancestral relação com o rio e com o mar”.

- PUB -

“Foi [essa] a razão de existir desta comunidade humana junto à margem do Sado e o que a manteve, e mantém, ao longo de mais de dois milénios, atraindo e abrigando no seu seio outros povos, outras comunidades e outras culturas”, acrescenta.

De acordo com a autarquia, o novo mural não só “contribui para a qualificação deste bairro de tradições piscatórias”, como também “traduz “a intenção de descentralizar a arte pública por diversos espaços do território”.

“Homenagear as gentes do mar é valorizar no presente a memória colectiva de Setúbal e a sua história, projectando-a no futuro. Foram estes objectivos que uniram em estreita parceria a Junta de Freguesia e a Associação Riscas Vadias”, refere a mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -