28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaVoluntários chegam de todo o Mundo para ajudarem à reflorestação da encosta...

Voluntários chegam de todo o Mundo para ajudarem à reflorestação da encosta do castelo

Projecto Downtown Palmela tem conquistado apoiantes além-fronteiras. Mais de 50 mil espécies já plantadas, após o incêndio de 13 de Julho

 

- PUB -

De todos os cantos do Mundo têm chegado voluntários para participarem no projecto Downtown Palmela, que visa a reflorestação da encosta do castelo, na zona que foi devastada pelo incêndio de 13 de Julho passado.

André Amaro e Maarten Bas são os impulsionadores deste programa e donos da Quinta da Azenha, que contempla 14 hectares de propriedade. Estão, desde Outubro, a trabalhar para devolver os tons de verde às zonas mais afectadas pelo sinistro.

O caminho para chegar ao destino é distante para muitos dos voluntários, oriundos dos Estados Unidos da América, da Argentina, da Alemanha, da Inglaterra e dos Países Baixos. Descobrem esta acção pela pesquisa feita através da plataforma “Workaway”, embora a iniciativa conte também com pessoas do concelho, que aos fins-de-semana se dedicam a esta operação. Alguns já participam desde o início.

- PUB -

Os voluntários, em conjunto com toda a equipa do projecto que trabalha nos terrenos localizados na Baixa de Palmela, estão a desenvolver pequenos ecossistemas em volta de valas escavadas outrora, por força da existência de uma antiga fábrica de barro local, já extinta. Ao longo dos sábados e domingos de trabalho – tempo médio necessário e estimado para a realização desta tarefa sem fim à vista – as saídas das valas são tapadas com pedras e argila, de modo a conter a água das futuras chuvas. O objectivo, a médio prazo, passa por criar uma lagoa com água suficiente para alimentar toda a flora ali plantada.

“Pelo facto do terreno ser íngreme, a água proveniente da precipitação acaba por escorrer e não permanecer na encosta para alimentar o solo. A criação destas pequenas ‘barragens’ vai permitir que a água seja retida e que plantas e árvores com mais necessidade de humidade possam crescer ali à volta”, explicou a O SETUBALENSE Joaquim Espadas, um autodidacta na área da agricultura e do processo da natureza, que está no projecto de reflorestação desde o início.

Josh Davis veio de Inglaterra há cerca de um mês. Sublinha que esta acção é de extrema importância e que “mais pessoas deviam participar”. “Foi uma desgraça o que aqui aconteceu, mas nós precisamos de preservar o ambiente ao nosso redor e aqui há pouca aderência da água por não haver árvores. Existe muita erosão e temos de agir agora, antes que fique pior”, faz notar. Terá que regressar ao seu país, à semelhança do que acontece com os restantes voluntários, que vão, mas prometem voltar.

- PUB -

Mais de 50 mil espécies foram plantadas ao longo destes quatro meses, ao abrigo do projecto de André Amaro e Maarten Bas, num investimento que ronda os 40 mil euros. Toda a iniciativa está a ser desenvolvida dentro dos trâmites legais, tendo em conta que, apesar de ser propriedade privada, está localizada no interior do Parque Natural da Arrábida, com a gestão a ser da competência do ICNF. Também a coordenação com especialistas da área tem sido feita, no sentido de se realizar uma avaliação cuidada de todo o terreno, no que concerne às espécies autóctones.

Esta acção de reflorestação da encosta do castelo está aberta à participação de todos.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -