1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal reage a período de crise e cresce 4,7% em...

Porto de Setúbal reage a período de crise e cresce 4,7% em 2021

O Porto de Setúbal comemora a 18 de Dezembro 99 anos. Uma data que fica a marcar um posicionamento de resiliência e combate à crise 

- PUB -

Apesar dos constrangimentos consequentes da pandemia covid-19, o Porto de Setúbal conseguiu registar crescimento em 2021. De alguma forma, veio dar novo input na linha de continuidade que vinha seguindo até 2019 e foi travada, durante dois anos, com a crise pandémica.

No ano em que o Porto de Setúbal comemora o 99.º aniversário, a 18 de Dezembro, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) dá nota que, em 2021, a infra-estrutura portuária sadina “cresceu 4,7%, o que corresponde a um total superior a 6,5 milhões de toneladas movimentadas”. Isto num período que ficou também marcado pela “grande resiliência e dinamismo dos parceiros da Comunidade Portuária de Setúbal”, afirma a própria APSS em nota de Imprensa.

Os primeiros indicadores já apontavam para um crescimento acima do registado em 2019. Assim, entre Janeiro e Agosto, a administração portuária indicava que o porto sadino tinha atingido cerca de “4,4 milhões de toneladas de carga movimentada”, número que representa um “crescimento de 3,4% face ao período homologo de 2020”.

- PUB -

Entretanto em Outubro, o crescimento comparativo passou para “5%, com 5,4 milhões de toneladas movimentadas”. E já então as previsões apontavam que, se a pandemia não causasse contrariedades, a tendência era serem atingidos os 6,5 milhões de toneladas movimentadas, o que realmente se verificou. Portanto, acima dos 6,3 milhões de toneladas correspondentes a 2019, ano considerado de crescimento.

Segundo a APSS, os resultados verificados em 2021 foram “impulsionados, principalmente, pelo segmento da carga geral, que registou um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 3,7 milhões de toneladas”.

Quanto à carga fraccionada, foi registado um “crescimento de 35%, o que ultrapassou 1,5 milhões de toneladas movimentadas”. Por sua vez na carga ro-ro, foram movimentadas pelo Porto de Setúbal “cerca de 263 mil viaturas, o que representou um crescimento de 10% face ao ano anterior”. Já a carga contentorizada registou “um aumento de 1,8%, com cerca de 172 mil TEU [Twenty Foot Equivalent Unit]”.

- PUB -

“Mais um ano em que se consolida a vocação exportadora do porto, que atingiu 54% do volume total movimentado, com destaque para a carga ro-ro e contentores, a primeira, com cerca de 71%, aproximadamente 188 mil viaturas, que aumentou 18% em relação ao número de viaturas exportadas no mesmo período do ano anterior e, nos contentores, com 52%, representando cerca de 89 mil TEU”, refere ainda a APSS.

Outro indicador é a análise dos terminais de serviço público, que obtiveram um “incremento de 8,5% no volume de mercadorias movimentado, com especial enfoque para os Terminais TMS-1 (Tersado) e Terminal TMS-2 (Sadoport), com 33,5% e 2,3% respectivamente, e o Terminal Ro-Ro com 5%”.

Por sua vez, no crescimento da movimentação de cargas “nos terminais de uso privativo, realçaram-se os da Tanquisado/Eco-Oil, com 31,4%, das Praias Sado, com 15,8% e da Secil, com 14,4%”.

Com estes dados apurados, os números de 2021 “confirmam a grande capacidade do Porto de Setúbal em servir a região e o País, quer no apoio à produção, quer no abastecimento de bens e matérias-primas, com um contributo fiável ao desenvolvimento da economia e do emprego”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -