5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeAdega de Pegões ganha 15 medalhas e José Maria da Fonseca melhor...

Adega de Pegões ganha 15 medalhas e José Maria da Fonseca melhor vinho

XXII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal atribuiu este ano 53 medalhas de ouro e prata

 

- PUB -

A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, sediada no Montijo, foi o produtor mais premiado no XXII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, com um total de 15 medalhas, entre as quais as de Melhor Vinho Branco e Melhor Vinho Tinto do concurso.

A Casa Ermelinda Freitas, de Fernando Pó, concelho de Palmela, arrecadou 13 medalhas em segundo lugar e a Bacalhôa – Vinhos de Portugal ficou em terceiro, com sete.

Já o prémio de melhor vinho – e de melhor vinho generoso – foi para o Colecção Privada DSF Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2001, da José Maria da Fonseca, de Vila Nogueira de Azeitão.

- PUB -

Os prémios foram atribuídos num jantar organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), responsável pelo concurso, na Fortaleza de Sesimbra, no qual estiveram presentes vitivinicultores, produtores e engarrafadores, entre outros participantes, edilidades e entidades do sector do vinho e da região.

Este é um dos mais antigos concursos de vinhos do país, organizado pela mesma entidade de forma ininterrupta. Na ocasião foram atribuídas 53 medalhas, das quais 37 de ouro e 16 de prata, de um total de 176 vinhos submetidos por 23 produtores da Península de Setúbal.

Olhando apenas para o pódio dos quatro melhores vinhos do concurso (integrados no total das 37 medalhas de ouro atribuídas), destacaram-se os vinhos Colecção Privada DSF Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2001, da José Maria da Fonseca (Melhor Vinho a Concurso e Melhor Vinho Generoso); Fontanário de Pegões Vinhas Velhas 2016 (Melhor Vinho Tinto DO Palmela), da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões; Papo Amarelo Reserva 2021 (Melhor Vinho Branco Regional Península de Setúbal), também da Adega de Pegões; e o Guitarrista 2021 (Melhor Vinho Rosado), de Fernando Santana Pereira Unipessoal.

- PUB -

No computo geral, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões ganhou 15 medalhas (três de prata, 10 de ouro e as de melhor vinho branco e tinto); a Casa Ermelinda Freitas arrecadou 13 medalhas (quatro de ouro e nove de prata); e a Bacalhôa – Vinhos de Portugal três medalhas de ouro e quatro medalhas de prata.

Nas palavras de Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, esta edição demonstrou uma vez mais a “consistência qualitativa dos vinhos da região, toda a sua diversidade e capacidade de produzir vinhos diferentes a partir das principais castas da região”.

Nas medalhas de ouro, contando com as correspondentes aos quatro prémios mais altos, ganharam as empresas Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões (12); Casa Ermelinda Freitas (nove); Bacalhôa – Vinhos de Portugal (três); Adega Cooperativa de Palmela (duas); Filipe Palhoça Vinhos (duas); José Maria da Fonseca (duas); Sociedade Agrícola da Arcebispa (uma); Gonçalo Nuno da Costa Fernandes Carapeto (uma); Companhia Agrícola da Barrosinha (uma); Camolas & Matos (uma); Antítese Vinhos (uma); Fernando Santana Pereira (uma); e José das Neves Martins (uma).

Já as medalhas de prata foram entregues à Casa Ermelinda Freitas (quatro); Bacalhôa – Vinhos de Portugal (quatro); Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões (três); Adega Cooperativa de Palmela (três); Fernando Santana Pereira (uma); e Filipe Palhoça Vinhos (uma).

Os vinhos premiados [ver caixa com lista completa] foram avaliados por um “diversificado leque de jurados, profissionais ligados ao mundo dos vinhos: técnicos especialistas em análise sensorial das várias regiões vitivinícolas portuguesas, enólogos, escanções, jornalistas e membros do painel de prova da ASAE”, segundo a organização.

O Concurso de Vinhos da Península de Setúbal é organizado há 22 anos pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal com objectivo de promover, valorizar e estimular a produção de vinhos de qualidade na região da Península de Setúbal.

Comentários

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -