9 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPS exige que executivo CDU de Setúbal seja proactivo na área da...

PS exige que executivo CDU de Setúbal seja proactivo na área da educação

“Não basta protestar, este é o tempo de agir, fazendo as escolhas certas no orçamento municipal”, afirmam os eleitos PS

- PUB -

Os autarcas eleitos pelo Partido Socialista em Setúbal exigem que a Câmara Municipal “assuma responsabilidades” no sector da educação, e que o executivo CDU seja “mais proactivo” nesta mesma matéria. Esta é a conclusão dos socialistas depois de terem visitado as escolas do ensino básico, secundário e sedes de agrupamento do concelho, – Setúbal e Azeitão – para apurarem que problemas se colocam aos estabelecimentos de ensino desde o início do actual ano lectivo.

“Não basta protestar, este é o tempo de agir, fazendo as escolhas certas no orçamento municipal”, afirmam os eleitos PS em nota de Imprensa.

Neste primeiro contacto dos socialistas com a comunidade educativa, naquele que designam como “Roteiro de Proximidade nas Escolas”, foram abordados problemas como a colocação de professores e pessoal não docente, e ainda o tema da descentralização de competências na área da educação, assim como as “graves deficiências na prestação dos serviços de transporte público”, assuntos que “são transversais a toda a comunidade escolar do concelho”.

- PUB -

No que concerne à descentralização de competências na área da educação, os autarcas do PS apontam o dedo ao executivo CDU porque “passados três anos, foi incapaz de preparar um processo há muito anunciado”, ou seja, “a aceitação das competências foi feita sob protesto e em cima do joelho”.

“Este é um processo dinâmico e sobre o qual o executivo CDU terá de ter a capacidade de confiar na boa gestão das direcções escolares, delegando competências e atribuindo receitas próprias nas escolas, flexibilizando e agilizando a gestão do dia-a-dia”, acrescenta o mesmo documento.

No que respeita ao “deficiente serviço de transportes”, os autarcas eleitos pelo PS consideram ainda que “o executivo comunista deve encontrar soluções que permitam a imediata regularização dum serviço público de transporte de qualidade e para todos”, sendo necessário “agir de forma assertiva e não camuflar a incapacidade duma gestão em fim de ciclo através de manifestações e protestos que em nada contribuirão para a efectiva resolução do problema que afecta diariamente centenas de setubalenses”.

- PUB -

Foi no sentido de acção que os socialistas lembram que os deputados municipais do partido “apresentaram uma proposta, aprovada por unanimidade, para a audição do primeiro Secretário da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, e o responsável e gestor do processo, Rui Lopo, de forma a prestarem esclarecimentos à população”, audição esta que decorreu a 11 de Novembro.

Na mesma nota de Imprensa afirmam que as obras de requalificação nas escolas já assumidas pelo Governo, EB 2,3 Barbosa du Bocage, EB 2,3 de Aranguez e EB 2,3 de Azeitão, classificadas como urgentes, e na escola Secundária du Bocage, classificada como muito urgente, “serão incluídas no concurso de empreitada a ser lançado em breve pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -