7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalRui Pereira quer mais competências e verbas para as freguesias do Seixal

Rui Pereira quer mais competências e verbas para as freguesias do Seixal

Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro falava em nome das quatro freguesias na cerimónia de ascensão do Seixal a concelho

 

- PUB -

O presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro quer que a Câmara Municipal do Seixal “reveja” o dossier da delegação de competências para as juntas do concelho. Para Rui Pereira, “o que era uma realidade financeira em Março ou Maio, quando foram assinados os contratos, hoje é uma realidade diferente”. E ouviu o presidente da câmara falar numa dotação financeira para as freguesias que irá agradar.

O autarca de Fernão Ferro não tem dúvidas de que “as juntas de freguesia precisam de mais apoio, não só do Estado, mas também da câmara”. Rui Pereira falava em nome das quatro freguesias locais durante a cerimónia comemorativa do 186.º aniversário de elevação do Seixal à categoria de concelho.

“Importa que tanto órgãos municipais como poder central olhem para as juntas de freguesia como um parceiro”, disse para logo depois apontar que a conjuntura económica actual conta com o aumento dos custos energéticos e de matéria-prima, pelo que as juntas de freguesia “voltam a debater-se com problemas na sua saúde financeira”.

- PUB -

Foi nesta medida que a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) “solicitou ao Governo o aumento de 0,5% no Orçamento do Estado (OE) para 2023”, que iria representar “um acréscimo de 11 milhões de euros para reforçar o fundo de financiamento das freguesias”. E acrescentou: só assim podemos fazer face ao agravamento orçamental das freguesias”. “É justo que tenham mais competências, mais autonomia, meios humanos e financeiros para uma resposta mais célere aos anseios das populações”.

E se o autarca de Fernão Ferro, eleito pelo PS, pretendia deixar uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal, eleito pela CDU, acabou por ouvir Paulo Silva dizer que está atento às juntas de freguesia do município.

“O aumento das verbas para as juntas de freguesia no concelho não vai ser de 0,5%”, disse. E fazendo contas ao acréscimo de 11 mil euros em OE, salientou que esta verba “a dividir pelas 3 100 freguesias do País, dá cerca de 3 500 euros para cada uma”, e com isto comentou para Rui Pereira: “Se fica contente com este aumento, garanto-lhe que ficará mais contente com nosso”, mas não falou em valores.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -