7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAuchan Setúbal é pioneira na certificação do Sistema de Gestão de Energia

Auchan Setúbal é pioneira na certificação do Sistema de Gestão de Energia

Loja sadina garante que tem vindo a adoptar medidas para melhorar o seu desempenho ambiental e energético

 

- PUB -

A Auchan Setúbal tornou-se na primeira loja da cadeia a deter um sistema de gestão de energia certificado, de acordo com os requisitos da norma internacional ISO 50001. A certificação chegou após a consultoria da Helexia, uma multinacional de energia e parceira da Auchan.

A cadeia de supermercados informa que ao longo dos últimos anos, a loja sadina tem vindo a “implementar um conjunto de práticas”. Estas medidas ajudaram, de acordo com comunicado de Imprensa, “reduzir o consumo de electricidade em 17%, entre 2014 e 2019”. A Auchan considera esta certificação como o “reconhecimento do trabalho desenvolvido” e “compromisso da empresa com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e energético”.

Paulo Monteiro, diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal, garante que a cadeia de supermercados olha para a redução do consumo energético como uma prioridade.  “A redução do consumo energético é uma prioridade para a Auchan Retail Portugal, que tem vindo a promover, ao longo dos anos, medidas muito concretas para alcançar este objectivo, como é o caso do investimento em sistemas de climatização e de frio, novos e mais eficientes; do fecho dos móveis de frio com portas; iluminação LED; da gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas) e do sistema de monitorização de consumos”.

- PUB -

O director explica que foi criado um comité de crise para a gestão energética, que procura identificar situações onde se possa obter uma maior poupança a nível energético. “Muito recentemente, a Auchan criou mesmo um Comité de Crise para a Gestão Energética que visa, precisamente, identificar, e monitorizar, iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia. O ano de 2021 foi também um marco na política ambiental da empresa, que passou a utilizar 100% de electricidade verde, com certificado de garantia de origem”.

Já Marta Jordão, directora de Operações de Eficiência Energética na Helexia, garante que este sistema ajuda as organizações a melhorar o seu desempenho energético. “Um sistema de gestão de energia capacita as organizações para a melhoria contínua e concepção de sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético”, sublinha.

A ISO 50001 é uma norma internacionalmente reconhecida, que disponibiliza requisitos e metodologias de suporte para as organizações que visam melhorar o desempenho energético global das organizações, nomeadamente em matéria de utilização, consumo e eficiência energética.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -