5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete apoia com quase 50 mil euros quatro colectividades

Alcochete apoia com quase 50 mil euros quatro colectividades

Obras de requalificação de edifícios sede, aquisição de instrumentos musicais e apoio para actividades

- PUB -

O executivo municipal de Alcochete aprovou, na última reunião de câmara, 49,5 mil euros para apoiar quatro colectividades do concelho. Foi assim considerada a requalificação dos edifícios sede do Futebol Clube de São Francisco e do Vulcanense Futebol Clube, que vão receber uma verba global de 45 mil euros para obras. Foi ainda decidido um montante para aquisição de instrumentos à Samouquense, e apoio à Associação de Danças Sevilhanas Rocieras.

Assim, o Futebol Clube de São Francisco viu ser aprovado um apoio financeiro de 25 mil euros para as obras de reparação, beneficiação do telhado e pintura do edifício. Uma intervenção que visa garantir a “segurança dos dirigentes, atletas e associados que diariamente trabalham e frequentam a sede”, sustenta a autarquia em nota de Imprensa. Trata-se de uma associação fundada a 19 de Março de 1977, que conta na sua história com “várias conquistas relevantes” na modalidade de futebol de salão.

Por sua vez, o Vulcanense Futebol Clube vai receber uma verba de 20 mil euros para responder à necessidade “urgente e imprescindível” de realizar obras de reparação e beneficiação do telhado da sede social. Fundado a 16 de Junho de 1962, este clube “tem-se assumido ao longo dos anos como uma das colectividades mais eclécticas do concelho”. Na sua história destacam-se várias conquistas no andebol, atletismo, cicloturismo e karaté, entre outras modalidades.

- PUB -

Na mesma reunião pública, de 26 de Outubro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a oferta de dois instrumentos musicais no valor de 3 mil euros à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (SFPLS). Trata-se de um Bombardino Besson 165 Profissional e de um Gongo Tam-Tam Profissional e respectivo suporte.

A Sociedade Filarmónica Samouquense é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1919, que desempenha um papel de “reconhecida utilidade pública, designadamente na promoção da cultura e na educação musical”, define a autarquia em nota de Imprensa. A isto acrescenta que tem um “elevado dinamismo, que representa o concelho de Alcochete por todo o País e além-fronteiras, sendo motivo de grande orgulho para todo o concelho, só possível graças ao empenho, determinação e perseverança das inúmeras pessoas que dedicam ou dedicaram grande parte das suas vidas à associação”.

Foi também aprovado um apoio financeiro de 1 500 euros para apoio ao plano anual de actividades da Associação de Danças Sevilhanas Rocieras de Alcochete, fundada a 18 de Julho de 2009.

- PUB -

Segundo a proposta levada a reunião de câmara, “o movimento associativo tem um papel determinante no desenvolvimento local, com uma intervenção inequívoca neste território, pelo que há que garantir o apoio às associações e aos seus dirigentes”.

Além dos acordos financeiros, a câmara também decidiu conceder vários apoios logísticos e cedências, nomeadamente a isenção do pagamento da taxa da licença especial de ruído, de ocupação da via pública, de utilização das instalações desportivas e de utilização do auditório do Fórum Cultural, bem como de apoio em cedência de utilização pontual de espaços e equipamentos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -