29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal: Ciclo de visitas de autarcas às escolas percorre freguesia de S....

Setúbal: Ciclo de visitas de autarcas às escolas percorre freguesia de S. Sebastião

Hoje a comitiva vai estar na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago e na Escola Básica da Bela Vista

- PUB -

 

Com o objectivo de conversar com professores, auxiliares e alunos para detectar problemas que possam surgir nas escolas, o executivo da Câmara de Setúbal está a promover, desde o início do ano lectivo, um conjunto de visitas que, avança a autarquia, vai passar por “todos” os estabelecimentos de ensino do concelho.

Hoje, segunda-feira, os eleitos, da câmara e juntas de freguesia, vão estar na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago e na Escola Básica da Bela Vista.

- PUB -

Entretanto, na passada semana, a comitiva autárquica liderada pela vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, esteve no Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, na freguesia de São Sebastião, onde visitou as escolas básicas do Bairro Afonso Costa, do Bairro Humberto Delgado, dos Pinheirinhos e do Monte Belo.

Os eleitos passaram ainda pela Escola Secundária D. João II, com a vereadora Carla Guerreiro acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesias de São Sebastião, Nuno Costa, e elementos da direcção do agrupamento, e prosseguiu na tarde de quinta-feira com uma visita à Escola Básica Luísa Todi.

“A ideia é conversar com os professores, os auxiliares e os alunos, para fazer deste início de ano lectivo um espaço de resolução de pequenos problemas que possam surgir. Queremos que a comunidade educativa sinta também que a câmara e a junta de freguesia acompanham toda a actividade desenvolvida pelas escolas”, sublinhou Carla Guerreiro.

- PUB -

Apontou ainda a vice-presidente que, apesar das autarquias prepararem o arranque do ano lectivo com um conjunto de intervenções nas escolas do concelho, “há sempre necessidade de pequenas manutenções e reparações, porque são edifícios que, pela intensa utilização, têm um grande desgaste”.

Nesta ronda de visitas pelas escolas da freguesia de São Sebastião que terminou na Escola Básica Luísa Todi, a comunidade educativa transmitiu questões que vão da necessidade de pequenas reparações e de adaptação de equipamentos nas casas de banho ou nas salas de aulas às preocupações relacionadas com a escola inclusiva.

“Existem várias preocupações por parte das direcções e dos professores relativamente a esta matéria”, comentou a vereadora e destacou que “são necessários mais recursos para dar resposta às crianças com necessidades educativas especiais”.

Outro foco das visitas é a avaliação dos refeitórios escolares, cuja gestão passou para a Câmara Municipal na transferência de competências do Governo na área da Educação para as autarquias, o que “coloca a questão de perceber se está tudo bem nestes espaços ou se há necessidade de ajustes”.

No caso concreto da EB Luísa Todi, numa visita guiada pela coordenadora Margarida Martins e pela subdirectora do agrupamento, Laurinda Machado, foram ainda manifestadas questões relacionadas com a necessidade de adaptação de casas de banho e a degradação do piso exterior da zona de recreio do edifício de 1.º ciclo.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, este acompanhamento é a melhor forma para “perceber junto da comunidade quais são efectivamente as necessidades e programar a sua resolução ao longo do ano lectivo”.

No ano passado, a junta fez um investimento de cerca de 200 mil euros nas escolas que “permitiu resolver muitas questões”, embora este seja um processo que requer “acompanhamento permanente pela intensa pressão a que os edifícios estão sujeitos diariamente”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -