29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMinistro da Educação marca presença no Samouco para inaugurar Escola Básica 1.º...

Ministro da Educação marca presença no Samouco para inaugurar Escola Básica 1.º Ciclo

João Costa vai ver uma escola que foi totalmente remodelada pela autarquia e ser confrontado com a necessidade de obras em outras

- PUB -

O ministro da Educação, João Costa, vai estar no Samouco, concelho de Alcochete, na próxima quarta-feira, 12 de Outubro, na cerimónia da inauguração oficial da Escola Básica 1.º Ciclo do Samouco. Um acto público com início às 11h00.

Este estabelecimento de ensino é uma escola pública que foi alvo de uma “profunda obra de reabilitação e ampliação”, que contou com financiamento comunitário para um investimento “superior a um milhão de euros”, indica a autarquia em nota de Imprensa.

Segundo o mesmo documento, a intervenção neste equipamento “contemplou a requalificação global do interior e exterior do edifício e a ampliação da escola que ficou com mais duas salas de aulas, aumentando a sua capacidade para 150 crianças”.

- PUB -

Nesta operação, também o edifício do refeitório escolar foi alvo de “obras para aumentar o número de lugares e renovar as infra-estruturas de água e electricidade”. Foram, ainda, construídas “novas instalações sanitárias e melhoradas as acessibilidades com a inclusão de um elevador e o rebaixamento de pisos e rampas”.

Por seu lado, o espaço de recreio foi “renovado”, tendo sido criada uma sala para a “Componente de Apoio à Família e áreas específicas para serem utilizadas como biblioteca, sala de educação plástica e sala de professores”.

A reabilitação e ampliação da Escola Básica do Samouco enquadra-se na “estratégia municipal para a área da educação” que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos, procurando a “requalificação do parque escolar e dotando o concelho de capacidade de resposta para as necessidades educativas actuais e futuras”, refere ainda a autarquia.

- PUB -

Esta escola foi palco da recepção à comunidade educativa do concelho de Alcochete, a 15 de Setembro, onde a vereadora da Educação, Maria de Fátima Soares, garantiu que a requalificação de escolas no município “irá ter continuidade”.

Avançou ainda, na altura, que uma das localidades a ser beneficiada é a do Passil que irá receber “mais um projecto sem precedentes no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, que permitirá a construção de “um novo pré-escolar, a requalificação da Escola Básica e do polidesportivo contiguo, entre outras intervenções que irão beneficiar a população desta localidade”.

Na mesma cerimónia, Maria de Fátima Soares lembrou que ao abrigo da transferência de competências na educação do Governo para as autarquias, Alcochete admitiu “cerca de uma centena de colaboradores”, além de ter recepcionado a Escola D. Manuel I e a Escola Secundária de Alcochete.

E manifestou as preocupações da autarquia relacionadas com estes dois estabelecimentos de ensino. Preocupações que disse serem também conhecidas pela tutela. “Na revisão da Carta Educativa do concelho está considerada como muito urgente a requalificação da Escola D. Manuel I, e a construção de uma nova escola básica de segundo e terceiro ciclo”.

Esta será, por certo, uma das matérias a ser colocadas novamente ao ministro da Educação a 12 de Outubro.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -