19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteVereadora da Educação de Alcochete garante investimento na requalificação de escolas e...

Vereadora da Educação de Alcochete garante investimento na requalificação de escolas e nova básica

Com um programa de obras de renovação de escolas em agenda, a Câmara aponta a D. Manuel I como um caso de urgência

- PUB -

O ano lectivo começou em Alcochete com a Escola Básica do Samouco totalmente renovada, no exterior e interior, sendo assim mais um dos equipamentos escolares do concelho que foram alvo de requalificação. A par desta obra, a vice-presidente e vereadora da Educação, Maria de Fátima Soares, garante que a requalificação de escolas no município “irá ter continuidade”.

Uma das localidades a ser beneficiada é a do Passil ao receber “mais um projecto sem precedentes no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, que irá permitir a construção de um novo pré-escolar, a requalificação da Escola Básica e do polidesportivo contiguo, entre outras intervenções que irão beneficiar a população desta localidade”, anunciou a autarca durante a recepção à comunidade educativa do concelho.

A decorrer na ‘nova’ escola do Samouco, neste acto público que, devido à pandemia covid-19, não se realizava há dois anos, a vereadora lembrou que, ao abrigo da transferência de competências na educação do Governo para as autarquias, Alcochete admitiu “cerca de uma centena de colaboradores”, além de ter recepcionado a Escola D. Manuel I e a Escola Secundária de Alcochete.

- PUB -

“As preocupações relacionadas com estes dois estabelecimentos de ensino são conhecidas da comunidade escolar e pela tutela”, expressou a autarca. “Na revisão da Carta Educativa do concelho está considerada como muito urgente a requalificação da Escola D. Manuel I, e a construção de uma nova escola básica de segundo e terceiro ciclo”, acrescentou.

Presente na cerimónia de recepção à comunidade educativa, o delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, garantiu à vice-presidente que a tutela está atenta e disse “sim!” ao desafio de requalificação das escolas e de construção de mais uma escola. “Estamos na procura de responder ao compromisso para procurar as melhores soluções”.

Com o presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, no encerramento da sessão a afirmar que “a Educação é o melhor investimento que se pode protagonizar no concelho”, antes Maria de Fátima Soares tinha apontado a renovação da Escola Básica do Samouco como “uma promessa cumprida”, pela Câmara Municipal.

- PUB -

E dirigindo-se a professores, pessoal não docente e pais, disse: “Agora é darem-lhe vida, para isso é preciso ter gente pequena a correr e a brincar, gente maior a ensinar e a auxiliar, gente que irá dar vida nova a esta escola”.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -