8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal: Quinta da Fidalga recebe arte de criar instrumentos e sons a...

Seixal: Quinta da Fidalga recebe arte de criar instrumentos e sons a partir da natureza

“Do Princípio do Mundo” inspira-se nos cinco elementos naturais da cultura chinesa e nos cinco elementos da cultura indiana

- PUB -

O projecto “Do Princípio do Mundo”, da responsabilidade do artista Fernando Mota, está desde ontem na Quinta da Fidalga, e permite contemplar a criação e edição de objectos artísticos relacionados com várias naturezas e linguagens.

É um trabalho que aprofunda a pesquisa iniciada pelo artista, em 2020 com o filme “7 Poemas para Um Mundo Novo”, apresentado no Moinho de Maré de Corroios e premiado posteriormente com o Prémio Melhor Direcção de Fotografia em Filme de Arte e Ensaio.

“A aposta feita na cultura no concelho é muito diversificada, com projectos muito distintos, o que permite ter espaço para todos os públicos”, comenta o presidente da Câmara do Seixal.

- PUB -

Conhecido por desenvolver e criar instrumentos musicais e objectos sonoros a partir de árvores, rochas e outros elementos da natureza, Fernando Mota em “Do Princípio do Mundo” dá continuidade ao processo de construção de peças artísticas, em que “cada peça musical será criada exclusivamente a partir de sons, de elementos naturais e de instrumentos criados e captados em cada espaço”, indica comunicado da Câmara do Seixal.

“Fernando Mota propõe-se, desta forma, a encontrar a vibração, o som e a música de cada local, sendo que o resultado será uma criação e interpretação musical e sonora do espírito do lugar e não a sua mera representação”, refere ainda.

Sobre o projecto, este inspira-se nos cinco elementos naturais da cultura chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água -, e nos cinco elementos da cultura ayurvédica indiana – espaço, ar, fogo, água e terra.

- PUB -

É a partir destes princípios que surge a proposta de realização deste projecto na Quinta da Fidalga, inspirado no elemento água “por ser historicamente um elemento estruturante da organização do Jardim da Fidalga, quer pela presença do seu antigo sistema de irrigação, quer pelos tanques e fontes existentes, quer ainda pelo seu lago de maré e pela proximidade com o rio Judeu”, indica a autarquia.

“Do Princípio do Mundo” integra uma residência artística naquele espaço, de vertente multidisciplinar e musical com Fernando Mota e de fotografia com Sofia Silva, assim como uma instalação audiovisual / exposição.

Esta residência artística irá ficar patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, e tem inauguração prevista para 4 de Fevereiro de 2023.

Haverá um concerto durante a inauguração da exposição e um passeio sonoro no dia 4 de Fevereiro de 2023, que irá consistir numa caminhada focada em ouvir o meio ambiente e orientada para a fruição dos sons independentemente da sua origem ou significado. “Esta actividade, bem como todo o projecto, serão direccionados sobretudo para desenvolver e afinar a nossa capacidade de escuta do mundo e dos outros”, define a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -