26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeProjecto no Vale da Amoreira financiado pelo POR Lisboa na área metropolitana

Projecto no Vale da Amoreira financiado pelo POR Lisboa na área metropolitana

Localidade foi brindada com investimento de 1,8 milhões de euros

 

- PUB -

O Programa Operacional de Lisboa 2020 já financiou cerca de 70 projectos de mobilidade urbana na área metropolitana, tendo um destes incluído a criação de “zonas 30” na Avenida 1.º de Maio, na localidade do Vale da Amoreira, no concelho da Moita, num investimento global de 1,8 milhões de euros, com um apoio do FEDER superior a 900 mil euros.

Em jeito de balanço, recentemente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), recorda que já apoiou com mais de 43 milhões vários planos de Mobilidade Urbana Sustentável, que representam cerca de 50% de um investimento total superior a 76 milhões.

Teresa Almeida, presidente desta comissão e gestora do programa lembra que “é preciso dotar as nossas cidades de meios e infra-estruturas para que a transição sustentável seja uma realidade”. A responsável apontou a necessidade de reduzir a procura dos transportes privados, aumentar os espaços para peões e ciclovias e promover as soluções energéticas menos poluentes, que nos ajudem na transição para uma economia de baixo carbono”.

- PUB -

Estes apoios, sublinha, representam “um passo significativo para esta realidade”, que futuramente será desenvolvida no próximo programa até 2027. A responsável lembra que, com o POR Lisboa 2020, foi possível contribuir para o sistema de bilhética e informação na AML, incluindo o novo sistema intermodal e de informação aos passageiros com base em dados em tempo real, que trouxeram “benefícios claros em termos de incentivo à utilização dos transportes, ganhos de tempo e redução da pegada ambiental”.

Outro dos projectos, orçado em mais de 2,7 milhões de euros, beneficiaram o Interface de Setúbal, com a construção de um parque de estacionamento para 117 viaturas ligeiras e um espaço para estacionar 14 autocarros. Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -