7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRegião assinala data com iniciativas de combate ao isolamento social

Região assinala data com iniciativas de combate ao isolamento social

Municípios preparam diversas actividades para os mais velhos

 

- PUB -

A celebrar-se no próximo sábado, o Dia Internacional do Idoso tem tido cada vez mais destaque na região, com os municípios a programarem iniciativas para a comemoração da data dedicada à população sénior.

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas, o Dia do Idoso tem por objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. No município de Setúbal, a Casa da Cultura vai contemplar, na próxima sexta-feira, a exposição de fotografia e vídeo ‘idoSOS – intertwined voices’, que partilha um projecto com estratégias inter-geracionais utilizadas para quebrar o isolamento social da população idosa durante a pandemia da covid-19.

Também os concelhos de Alcochete, Alcácer do Sal, Grândola, Montijo e Odemira programaram várias actividades para a comemoração do dia. Desde caminhadas e espectáculos a bailes e encontros, são diversas as opções para celebrar os mais velhos.

- PUB -

Montijo com actividades culturais e pedagógicas em Outubro

Com o intuito de alertar a sociedade para as questões relacionadas com o envelhecimento, o concelho do Montijo vai celebrar o Dia Internacional do Idoso com um leque de iniciativas durante o mês de Outubro.

Em vésperas de feriado, dia 4, celebra-se, pelas 15 horas, o aniversário da Academia Sénior de Sarilhos Grandes. A realizar-se na sede da Academia Musical União e Trabalho, a academia foi inaugurada em 2020 para combater o isolamento social e promover o envelhecimento activo.

- PUB -

No dia 6, por sua vez, vai decorrer o IV Espectáculo ‘Palco da Vida’, também pelas 15 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, com a abertura do ano lectivo dos Projectos de Envelhecimento Activo.

Já o dia 14 está reservado para a ‘Caminhada dos Maiores’, uma iniciativa dedicada aos idosos que ocorre entre Fonte Velha e Canha.

Também o projecto ‘Cuidar +65’, organizado pela União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, vai promover sessões de meditação e bem-estar destinadas à população sénior residente na freguesia. A primeira sessão terá lugar na sede da autarquia, às 17h30, no dia 11.

O mês termina no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, com a 2.a edição das Jornadas de Saúde Sénior, acção que pretende sensibilizar a comunidade sénior para a adopção de atitudes preventivas.

Odemira promove festa para todos os idosos do concelho

Para assinalar a data, o município de Odemira está a preparar um convívio, dirigido a toda a população sénior do concelho.

A realizar-se no sábado, no Parque de Feira e Exposições, pelas 15 horas, a Câmara Municipal optou este ano por abrir o evento a todos os idosos, de forma a celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

O evento terá como ponto de partida uma sessão de boas-vindas com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da vereadora responsável pela área da Acção e Inovação Social, Isabel Palma Raposo.

Para a comemoração da data, a iniciativa promove também um concerto de Cláudio Rosário e um momento de socialização entre os participantes com um lanche para todos.

Caminhadas assinalam data no litoral alentejano

Os municípios de Grândola e Alcácer do Sal optaram por realizar uma caminhada em celebração do Dia Internacional do Idoso.

No sábado, será realizada a ‘Caminhada da População Idosa’, promovida pelos Contratos Locais de desenvolvimento Social 4G – Alcácer Valoriza Gerações e Câmara Municipal de Alcácer do Sal, com colaboração do departamento de desporto da autarquia. O evento é gratuito e tem início às 10 horas, no Largo dos Açougues.

Já no concelho grandolense, o dia é comemorado na companhia do Grupo Coral Vozes de Grândola numa matiné a decorrer entre as 15 e as 19 horas, no Jardim 1.o de Maio.

Para o dia 29 de Outubro está ainda programada a 3.a edição das ‘Caminhadas Europeias das Universidades Seniores’, iniciativa integrada na Semana Europeia do Desporto, que comemora também o Dia do Desporto Sénior.

A iniciativa, destinada aos alunos da Universidade Sénior de Grândola e a todos aqueles que nela queiram participar, tem início às 09h30 e acontece no Complexo Desportivo Municipal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -