26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeParceria entre Lidl e Electrão retira mais de 180 toneladas de plástico...

Parceria entre Lidl e Electrão retira mais de 180 toneladas de plástico das praias em cinco anos

Projecto TransforMAR cria t-shirts, fabricadas em Portugal, através de resíduos passíveis de serem reciclados, 100% a partir de plástico reciclado

 

- PUB -

Lançado em 2018, o projecto TransforMAR, que já retirou 180 toneladas de plástico, teve o evento de encerramento da 5.ª edição no Aquário Vasco de Gama. Promovido pelo Lidl Portugal, em parceria com o Electrão, Brigada do Mar, Marinha Portuguesa e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Quercus, o projecto recolheu este ano 67 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias de norte a sul do país, dando-lhes uma nova vida, apostando numa economia circular.

A iniciativa teve início pelas 10h00, com Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal, a entrevistar Pedro Nazareth, CEO do Electrão, que se congratulou pelo sucesso de mais uma edição deste projecto. “É um orgulho fazer parte de uma campanha que todos os anos se reinventa e inova no contexto da economia circular. Este ano, além da recolha de resíduos de plástico e metal, em 20 praias portuguesas, promoveu ainda a protecção dos ecossistemas marinhos com a recolha de redes de pesca em alto mar, o que constitui um passo importante em prol da defesa do oceano”.

Para Elena Aldana, este projecto é já um projecto bem conhecido das comunidades e os resultados superados ano após ano transmitem a “urgência em continuar a sensibilizar a população para manter as praias limpas e preservar os ecossistemas marinhos”. “Nesta 5ª edição, conseguimos alargar a abrangência do projecto através do protocolo com a Marinha, chegando mais longe na protecção dos oceanos, assim como na investigação para a melhoria da qualidade das águas e do plâncton”.

- PUB -

Embora não tenha estado presente fisicamente, José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, fez questão de deixar o seu elogio para este projecto. “O TransforMAR visa contribuir para a mudança de acções e consciências sobre o que é um problema global, o lixo”.

A iniciativa marcou presença nesta época balnear, com o objectivo de sensibilizar a população para a adopção de “comportamentos mais sustentáveis em prol dos oceanos e para os princípios da economia circular – através da redução, reutilização e reciclagem do plástico e metal recolhidos”.

O cubo do TransforMAR esteve presente em 20 praias de norte a sul do país, durante os meses de Julho e Agosto, para “dar um novo destino ao lixo produzido em praia, evitando que este acabasse no oceano”. Foram ainda realizadas, em parceria com a Brigada do Mar, 22 acções de limpeza na costa portuguesa, em zonas identificadas com elevado risco de contaminação.

- PUB -

No total, esta edição permitiu retirar 67 toneladas de plástico das praias portuguesas, cujos resíduos passíveis de serem reciclados foram transformados em t-shirts, fabricadas em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades. O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, bem como redes de pesca no mar, cedidas pela Marinha, foram reaproveitados na criação de esculturas de grande dimensão, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -