26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCarlos Humberto lança desafios para futuro da mobilidade em conferência na Gare...

Carlos Humberto lança desafios para futuro da mobilidade em conferência na Gare Marítima de Alcântara

O primeiro-secretário metropolitano da AML participou em evento da Autoridade Metropolitana de Lisboa

 

- PUB -

O primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho, participou esta semana na conferência “Os desafios da Mobilidade na área metropolitana de Lisboa”, que teve lugar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, promovida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

A sessão de abertura do encontro, contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do presidente do município lisboeta, Carlos Moedas, além do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, e da presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Carlos Humberto começou por salientar que “o direito à mobilidade tem de ser ampliado, e é para isso que trabalhamos, para servir as pessoas, porque os transportes são essenciais nas sociedades contemporâneas”, traçando em seguida um panorama do trabalho feito no sector da mobilidade nesta zona nos últimos cinco anos.

- PUB -

Para o responsável, além de ser essencial resolver os problemas do presente, também o futuro não pode deixar de ser equacionado. “A consolidação e estabilização do Programa de Apoio à Redução Tarifária, o desenvolvimento de soluções tecnológicas de apoio ao passageiro, a melhoria na articulação dos investimentos no sector, a requalificação das interfaces de transportes e a melhoria da oferta qualificada de transportes públicos”, foram alguns dos desafios por si lançados.

Duarte Cordeiro lembrou que a aposta do Governo na transformação eléctrica dos transportes públicos e nos modos suaves de mobilidade, resulta do empenho “em mudar o paradigma da mobilidade para ir ao encontro das metas climáticas internacionais”. Já Carlos Moedas acrescenta que este é o maior desafio daquele município, tendo salientado a importância de todas as instituições e entidades públicas se unirem “em torno de políticas públicas, consensuais, para que se alcancem as metas ambientais preconizadas para 2050”.

Ana Paula Vitorino, por sua vez, fez uma síntese do trabalho que está a ser desenvolvido pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, em parceria com outras instituições, no âmbito da mobilidade, destacando os importantes passos que têm sido dados nos últimos anos neste sector.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -