25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeDireito de Resposta da Câmara Municipal de Setúbal

Direito de Resposta da Câmara Municipal de Setúbal

O Direito de Resposta da administração do condomínio do Parque Empresarial Sado Internacional às notícias publicadas pelo jornal O SETUBALENSE a propósito de descargas ilegais na vala de Brejos de Canes contém referências de facto inverídicas ou erróneas no que diz respeito à Câmara Municipal de Setúbal (CMS) que é imperioso corrigir, a bem da honra e dignidade dos responsáveis municipais, em particular do presidente da Câmara Municipal, que prestou declarações citadas nas notícias em causa.

- PUB -

Afirma a NTV, empresa gestora do condomínio, que assina este Direito de Resposta, que lamenta “que até hoje a administração do condomínio do parque não tenha sido contactada por parte da CMS ou por parte da Junta de Freguesia para esclarecimentos sobre esta situação”.

Acrescentam ainda que “sendo a CMS um dos arrendatários mais antigos daquele parque empresarial, a mesma tem perfeito conhecimento da realidade nele existente, incluindo esta situação”.

Além da inaceitável confusão que a administração do condomínio estabelece entre a condição de arrendatária da CMS de uma fracção daquele parque empresarial e as competências municipais em matéria de fiscalização de situações como a que está em causa, tentando colocar sobre a autarquia o ónus do conhecimento de situações que apenas competem ao parque empresarial resolver, importa desmentir que a administração do condomínio “não tenha sido contactada por parte da CMS (…) para esclarecimentos sobre esta situação”.

- PUB -

O historial desta situação é já longo e, por isso, é fundamental afirmar que a administração do condomínio do parque empresarial foi, efectivamente, contactada pelos serviços municipais.

Em 25 de Agosto de 2022 houve uma reunião no local em que estiveram representantes da APA e dos serviços da CMS. O representante do condomínio foi convocado, mas não compareceu.

A 30 de Agosto a administração do condomínio foi notificada pela APA para cessar, de imediato, as descargas na linha de água. Na sequência da visita efectuada em 25 de Agosto, da notificação da APA e de informação dos serviços municipais, que identificam o edifício D do parque, com alvará industrial desde 2010, como origem das descargas ilegais, foi elaborada informação da fiscalização municipal com data 6 de Setembro de 2022, da qual foi notificada a NTV, empresa de gestão de condomínios, a 8 de Setembro.

- PUB -

Nesta data, a CMS deu um prazo de cinco dias ao condomínio para encontrar uma solução provisória para fazer cessar as descargas ilegais e de sessenta dias para corrigir definitivamente o problema.

A administração do condomínio mandatou a empresa NTV para contestar junto da autarquia esta notificação municipal, contestação recebida na CMS em 15 de Setembro de 2022.

Considerando a necessidade emergente de actuação das entidades competentes, em 6 de Setembro de 2022 foi esta situação de descargas ilegais denunciada pela Câmara Municipal ao Ministério Público e à IGAMAOT. Demonstra-se, assim, que as afirmações da NTV, enquanto administradora do condomínio do Parque Empresarial Sado Internacional, carecem de veracidade.

Câmara Municipal de Setúbal

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -