10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Almada Velha abraça este ano Semana Europeia da Mobilidade

Almada Velha abraça este ano Semana Europeia da Mobilidade

Almada Velha abraça este ano Semana Europeia da Mobilidade

Dia 18 não vão circular viaturas motorizadas no casco antigo da cidade de Almada. Uma experiência que poderá ficar

De 16 a 22 de Setembro o concelho de Almada vai viver mais uma Semana Europeia da Mobilidade (SEM), este ano o centro da actividade pela protecção do ambiente vai estar em Almada Velha, que terá circulação condicionada.

O momento alto é a 18 de Setembro, domingo, com o lema “Almada Velha, Bairro Vivo” a dar nome a uma iniciativa que irá devolver à comunidade ruas mais espaçosas e actividades ao longo de todo este dia.

“As deslocações de residentes e veículos de emergência vai estar assegurada”, garantiu a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, durante a apresentação do programa da SEM na reunião de Câmara da passada segunda-feira. Revelou ainda a presidente que o comércio local está a ser desafiado para ficar aberto até mais tarde nesse domingo.

Com a programação a ser ainda ultimada, a autarca anunciou que esta experiência em Almada Velha pode ser um indicador para o futuro, uma vez que um dos compromissos dos municípios que participam na SEM e no Dia Europeu Sem Carros é “criarem soluções duradouras”, apontou a autarca lembrando que foi o que aconteceu com a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, artéria que já foi alvo da SEM e que neste momento é pedonal.

Isto vai ao encontro do objectivo da SEM, que é de pensar e divulgar formas mais eficientes e saudáveis de viver, usufruir e planear a cidade, promovendo hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis.

Assim, dia 18, entre as 08h00 e as 20h00, a zona histórica de Almada Velha estará condicionada a veículos motorizados como forma de dinamizar e revitalizar esta área. Durante a SEM vão realizar-se várias acções, todas elas dedicadas às questões de mobilidade e ambiente, entre elas, será apresentado um estudo em articulação com a Cooperativa Egas Moniz sobre a “Poluição Atmosférica e Mortalidade em Portugal – Avaliação Quantitativa de Causas de Doença”.

Vão ainda ser organizados eventos desportivos, acontecer animação de rua, espectáculos, visitas a pontos de interesse e relação com a natureza, passeios pedestres e de bicicleta pela cidade relacionados com a segurança.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -