7 Junho 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeManuela Sampaio e a peça “Carros”

Manuela Sampaio e a peça “Carros”

Encenadora falou com O SETUBALENSE sobre a peça do grupo Teatro Barris

 

- PUB -

No campus da sede do Festival cruzamos artistas e público a cada momento. Por isso, chegámos à conversa com a encenadora Manuel Sampaio.

Como nasceu o vosso grupo tão jovem?

“Nós fazemos a formação as Confrarias do Bando aos sábados e começámos a formar laços, a desenvolver cumplicidades artísticas. Daí, foi um passo para nos perguntarmos se podíamos criar um espectáculo, inicialmente com ensaios no Bando e, depois, na Sociedade SIMQA da Quinta do Anjo”, referiu.

- PUB -

Foi aí que nasceram os cenários, o trabalho corporal, a adaptação do texto “Carros parte de Red Car Blue Car, uma peça curta do dra­ma­turgo inglês con­tem­po­râ­neo Jack Thorn, que a escreveu como dois mo­nó­lo­gos”. Peguei nos Monólogos, como se diz na Sinopse, e transformei em diálogos.

Sinopse

Uma sala de espera de um hospital como símbolo de um acidente de criamos, depois as marcações, os tempos. Haveria de se criar a história de amor entre Maria e Artur nas circunstâncias, até de engravidar e desejar ter um filho com várias hipóteses de nome, como Heitor.

- PUB -

“Numa sala de espera estão Maria e Artur. O que um vê é di­fe­rente do que vê o outro, apesar de estarem sentados lado a lado. Não se conhecem, mas o destino cruzou-lhes as vidas. Tudo se passa num espaço de tempo muito curto. Cinco, dez minutos? Não pode ser mais de um quarto de hora. E, contudo, os acon­te­ci­men­tos sucedem-se em catadupa nas suas mentes, fazendo-os viver um tempo de­ma­si­ado longo”.

Trata-se de um espectáculo pronto para itinerância. Deixamos os apelos às autarquias, às colectividades, à comunidade em geral para assistirem a esta peça do Grupo de Teatro Barris.

São seis actores, três jovens e três menos jovens, num cenário fácil de montar e deslocar, com um teatro expressionista e simbólico.

Ficha técnica e artística

Participação: Ana Correia, Carmo Franco, Cristina Sampaio, Edgar Costa, Fabian Bravo, Rita Guerreiro e Rafael Meseiro; Encenação e dramaturgia: Manuela Sampaio; Apoio técnico: Catarina Freixial; Apoio ao movimento: Inês Sampaio; Apoio à oralidade: Gil Sidaway
Sonoplastia: Inês Sampaio; Agradecimentos especiais: Câmara Municipal de Palmela, SIM-Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo e Teatro O Bando; Duração aproximada: 50 min; Classificação etária: M/12

Observação de Teatro:

José Gil – Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Actor e Encenador

Maria Simas – Actriz do Teatro do Politécnico IPS e Mestranda

Comentários

- PUB -

Mais populares

Festas de Corroios imparáveis de 18 a 27 de Agosto em três palcos

Do rock ao pop, passando pela canção de Coimbra e música africana, as festas esperam por mais de 1 milhão de visitantes

Navigator distribuiu 34 milhões de euros pelos trabalhadores

Todos os funcionários da empresa receberam um prémio superior a quatro ordenados

Novo 10 reabre portas apesar de polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Caso conhece novos avanços a 2 de Junho, data em que arranca o julgamento
- PUB -