29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePCP pede audição urgente de Governo sobre criação de recife artificial ao...

PCP pede audição urgente de Governo sobre criação de recife artificial ao largo da Comporta

Partido considera que complexo pode colocar em causa a pesca na região e “afectará inúmeras famílias”

 

- PUB -

O Partido Comunista Português (PCP) pediu a audição urgente no parlamento da secretária de Estado das Pescas sobre a construção de um complexo recifal no mar ao largo da Comporta, Grândola, e também propôs ouvir os autarcas dos municípios envolvidos.

De acordo com um requerimento enviado à Lusa, o PCP requereu a audição na Assembleia da República de Teresa Coelho e do director-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Carlos Simão, a propósito de um pedido de utilização de uma área marítima ao largo da Comporta para criar um complexo recifal.

A consulta pública para este pedido findou na terça-feira, dia 23, e o projecto prevê a criação de um complexo de recifes com dez mil metros quadrados ao largo do mar da Comporta, no município de Grândola, que poderá estender-se até 52 quilómetros quadrados.

- PUB -

O PCP entende que a criação destes extensos recifes artificiais poderá colocar em causa a pesca naquela região e que, segundo o partido, afectará inúmeras famílias. O partido sustenta esta preocupação com o número de embarcações registadas nos portos mais próximos.

No final de 2021 havia 483 embarcações com motor registadas no Porto de Sesimbra, 405 em Setúbal e 145 em Sines, 145, 266 e 83 embarcações sem motor em cada um destes portos e ainda quase mil pessoas registadas na pesca polivalente.

“Estes elementos evidenciam a importância que a actividade piscatória detém nesta região, sendo que dela depende o emprego e rendimento de centenas de pescadores e suas famílias”, argumentam os comunistas.

- PUB -

O partido também propõe que sejam ouvidos os autarcas dos municípios de Grândola, Sesimbra, Setúbal e Sines sobre este projecto-piloto, assim como as associações de profissionais da pesca desta região.

“É fundamental garantir que não são postas em causa actividades tão importantes como as do sector primário, em particular a pesca, cuja afectação trará, certamente, prejuízos económicos, sociais e culturais muito superiores aos eventuais lucros que uma nova actividade possa assegurar àqueles que agora se candidatam a explorar um recurso público”, sintetiza no requerimento a bancada comunista.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -