20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeEsperança, conflito geracional e política em “Proibido virar à esquerda”

Esperança, conflito geracional e política em “Proibido virar à esquerda”

Um espectáculo de crítica e humor aos filmes e séries transmitidos na internet e televisão

 

- PUB -

“Proibido virar à esquerda” é um espetáculo que começa fora da sala de espetáculo, com uma manifestação de jovens que tentam proibir o público de entrar.

Depois, a sala. Um espectador na plateia num bom sofá, com o seu vinho e pipocas prepara-se, como se estivesse em casa, para ver mais uma série na Netflix ou semelhante.

Tem um criado, personagem muito bem interpretada pelo actor Miguel Jesus, mas, os grandes atores furações são Dora Sales e Nicolas Manfredini, uma dupla brasileira de Brasília e S. Paulo, excelentes surpreendentes de energia dramático cómica.

- PUB -

É um espectáculo de critica e humor aos filmes e séries, e temporadas, na internet e televisão. Jogo de circo. Invasão dos fumos de teatro e das cenas televisivas dentro do carro.

Os actores são eléctricos e atravessam com um carro verdadeiro toda a cena.

Um carro mistério com telescópios, almofadas, luzinhas de Carnaval, confettis de festa de aniversário, vinhos, um carro apartamento. Um jovem e um velho. Um dorme em cima do capô e o outro dorme no porta-bagagens.

- PUB -

2º espetáculo de Teatro do Festival Internacional de Teatro de Setúbal Escola Secundária Sebastião da Gama, no passado dia 19- 22h

O Ambiente do Festival

Quem faz a comida para os actores e técnicos é a Natália do refeitório. Chili com feijão e carne e aromas de comicidade no Proibido virar à esquerda. Gostámos das esplanadas na escola no Festival e na Festa. Chegada constante a Setúbal de atores e atrizes, técnicos e produtores de todo o mundo. Reencontro de amigos de outros anos de outros Festivais.

Ponto obrigatório, o Refeitório do FITS com excelente cozinheira, a Natália. Aqui se constroem, ainda no meio de ensaios, as Observações e Entrevistas. Dora Sales e Nicolas Manfredini são os actores principais desta maravilhosa comicidade e humor político. Aqui começa a entrevista. Chegaram do Brasil há três anos, de São Paulo e de Brasília. Agora vivem em Lisboa, onde procuram espaço público para ensaios, habituados a treinar em casas de amigos garagens e armazéns que não têm faltado. Até o Armazém das Vindimas em Palmela serviu de estaleiro para os ensaios.

Havia muita espectativa para este espectáculo porque Dora Sales ganhou o grande prémio deste Festival o ano passado.

Na entrevista falamos das aventuras de um carro para entrar na Tenda, Black Box e palco essencial para a cenografia e jogo de actores. Diálogo intergeracional, um velho e um jovem criam as cenas surpresas dentro do carro verdadeiro, as aventuras. Falar de coisas sérias com muito humor.

Dois personagens numa equipa de Isabel Xavier, Matilde Graça, Miguel Jesus e Vitor Santos, além dos já citados Dora Sales e Nicolas Manfredini e Miguel Jesus.

Procuram Autarquias e Associações, o espetáculo está disponível para digressão em todo o país.

Política da esperança e da mudança, um novo e um velho debatem nos dois extremos das coisas sérias.

“As gerações pensam parecido, mas ficam tão presos que não conseguem ficar juntos.

Levantam as discussões da esquerda e da direita, da bipolarização dos diferentes partidos no mundo. Muito humor para uma Revolução”.

Sinopse

“Proibido Virar à Esquerda é um espetáculo que fala sobre esperança, conflito geracional e sobre política. Um velho, um jovem, um carro e uma fuga.

Dois personagens distintos se encontram, e são obrigados a atravessar uma viagem juntos através do mundo e de si mesmos, numa tentativa desesperada de fazer uma revolução. Mas qual delas?
Um espectáculo tragicómico que leva o espectador em viagens para dentro e para fora de si e que de uma forma leve busca repensar as lutas e as revoluções”.

 

Ficha técnica e artística:

Texto, encenação, produção executiva e actuação: Nicolas Manfredini e Dora Sales, Desenho de luz: Nicolas Manfredini, Trilha sonora: Miguel Jesus, Miguel Lima, Dora Sales e Nicolas Manfredini, Desenho de som: Estrela de alcântara, Produção artística: Filipa Ribeiro, Isabel Xavier e Matilde Santos, Técnico de Montagem: Vitor Santos, Operação de luz: Rita Louzeiro, Operação de som: Filipa Ribeiro e Miguel Lima, Arte visual: Dora Sales, Apoio ao Cartaz: Maria Taborda, Fotografia e vídeo: Afonso Costa, Apoios: Lang Brothers, Teatro O Bando, Estrela de alcântara, Jsvc e Adact, Direção Artística Grupo Cru: Nicolas Manfredini e Dora Sales. Grupo vencedor da Secção Off – Mais Festa na edição de 2021 do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.

M/12 | Duração aprox.: 60 minutos

O segundo Ambiente

O público é envolvido desde o princípio pelo bom trabalho técnico de Rita Louzeiro, pela beleza da tenda de circo transformada em Black Box.

Um carro mistério cheio de surpresas. Um espetáculo brasileiro na sua estética. Não sei se se pode dizer assim, Teatro Luso Brasileiro com uma carga sensual e misteriosa enorme.

 

Observação de Teatro:

José Gil – Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Ator e Encenador

Maria Simas – Actriz do Teatro do Politécnico IPS e Mestranda

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -