24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteGNR apreende meia tonelada de bivalves em Alcochete

GNR apreende meia tonelada de bivalves em Alcochete

Fiscalizadas 112 pessoas e 74 viaturas no estuário do Tejo, nomeadamente na Praia do Samouco. Foram apreendidos 585 quilos de amêijoa e duas ganchorras

- PUB -

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, meia tonelada de bivalves no concelho de Alcochete, distrito de Setúbal, no âmbito de uma acção de prevenção e fiscalização no estuário do Tejo.

Em comunicado, a GNR explica que na operação realizada pelo Destacamento Territorial do Montijo foram fiscalizadas 112 pessoas e 74 viaturas no estuário do Tejo, nomeadamente na Praia do Samouco.

No decorrer das diligências policiais foram identificadas as pessoas que se encontravam na apanha de bivalves, tendo sido elaborados quatro autos de contra-ordenação por apanha de amêijoa em zona interdita, motivo pelo qual podem constituir um perigo para a saúde pública e que levou à sua apreensão.

- PUB -

Ao todo foram apreendidos 585 quilos de amêijoa e duas ganchorras.

A acção contou ainda com o reforço do Destacamento Territorial de Almada e do Destacamento de Intervenção (DI) de Setúbal, num total de 25 militares.

Na nota, a GNR relembra que os moluscos bivalves, porque se alimentam por filtração da água, acumulam microrganismos e substâncias químicas e que o seu estado de salubridade reflecte a contaminação microbiológica e teor em metais tóxicos das zonas onde se encontram, podendo mesmo conter níveis superiores aos existentes no meio ambiente.

- PUB -

Por outro lado, existem perigos químicos associados aos bivalves, como as biotoxinas marinhas que são compostos tóxicos, produzidos por microalgas, que podem causar intoxicações.

Este tipo de actividade no rio Tejo tem sido alvo de queixas e protestos.

Em Maio, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou por unanimidade uma moção a exigir maior vigilância e fiscalização no rio Tejo para combater a apanha ilegal de amêijoa, actividade que tem também causado problemas de segurança no concelho.

Na moção, enviada ao Governo, Presidente da República, Assembleia da República, Procuradoria-Geral da República, autoridades policiais e marítimas, a autarquia exigia o reforço de efectivos e de meios para a Guarda Nacional Republicana, para que possa desenvolver com eficácia as suas atribuições, assim como maior vigilância, fiscalização e actuação por parte da Polícia Marítima.

Esta é já a segunda moção aprovada pela autarquia no espaço de um ano a insurgir-se contra o problema e a exigir das entidades mais fiscalização e vigilância.

GC / Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -