13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalJovens de Setúbal partiram à descoberta de José Saramago e ‘traduziram’ o...

Jovens de Setúbal partiram à descoberta de José Saramago e ‘traduziram’ o nobel em leituras e dramatizações

Dois projectos que este ano se uniram num só programa de Animação na Biblioteca e no Arquivo

- PUB -

Cerca de duas dezenas de crianças e jovens, entre os seis e os dezassete anos, mostraram, na passada sexta-feira, o resultado da sua participação no Clube de Leitura de Verão e no Arquivo em Movimento. Uma actividade que decorreu nas últimas quatro semanas, e culminou com dramatizações e jogos tradicionais; o mote foi Saramago.

Dois projectos que, este ano, se uniram num só programa de Animação na Biblioteca e no Arquivo (ABA), promovidos pela Câmara de Setúbal, que reuniu 23 inscritos, os quais desenvolveram actividades que incluíram a descoberta de José Saramago através da leitura e de dramatizações, divididos em dois escalões; o dos mais novos, com idades entre os 8 e os 11 anos, e o dos mais velhos, dos 12 aos 17 anos.

“Este cruzamento entre o trabalho do Arquivo e o trabalho da Biblioteca é o primeiro passo para futuras actividades em parceria, pois é uma forma de se enriquecerem mutuamente”, afirmou a directora do Departamento de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Celeste Paulino.

- PUB -

Na abertura da festa, na manhã de sexta-feira, no Parque do Bonfim, Lígia Águas, chefe do Serviço de Bibliotecas, manifestou o gosto dos jovens por terem participado neste projecto, e dava o sinal para o grupo dos participantes do escalão dos mais velhos apresentarem uma dramatização baseada na “Entrevista com Saramago” pelo jornalista José Rodrigues dos Santos.

De seguida, o grupo dos mais novos apresentou uma adaptação do livro infantil “A maior flor do mundo”. A finalizar, voltaram os mais velhos, desta vez com uma pequena dramatização baseada na obra “O Conto da Ilha Desconhecida”.

O segundo momento da festa de encerramento do projecto ABA contou com a demonstração de uma parte do trabalho desenvolvido pelos 16 participantes no Arquivo em Movimento, que durante quatro semanas deu a conhecer um pouco da cidade, da sua história e monumentos, através de passeios pedagógicos e de documentos, de uma forma divertida.

- PUB -

“Os quatro jogos apresentados resultaram de uma pesquisa feita sobre como se brincava antigamente, baseada em fotografias da autoria de Américo Ribeiro”, explicou Nuno Soares, do Arquivo Municipal.

Jogo da malha, jogo das argolas, jogo do burro e jogo das latas animaram as crianças e jovens que no final receberam um certificado de participação no ABA.

Além das actividades desenvolvidas na Biblioteca e no Arquivo, os participantes realizaram visitas conjuntas ao Panteão Nacional, ao Museu da Marinha e ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Em Setúbal, visitaram o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa da Baía e o CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e a Mercearia Confiança do Troino.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -