18 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFestival de Fanfarras percorreu as ruas da cidade de Setúbal e conquistou...

Festival de Fanfarras percorreu as ruas da cidade de Setúbal e conquistou o público

“Foi excelente”, comenta um dos organizadores do AFINFA 2022. O público aderiu e seguiu as bandas por onde passaram

- PUB -

Foi a primeira vez que se realizou na cidade de Setúbal e pode ter conquistado espaço para regressar. O AFINFA 2022 – Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal surpreendeu a organização pelo número de espectadores que captou. “Foi excelente”, comentou Sérgio Gabriel, presidente da Sociedade Musical Capricho Setubalense e um dos responsáveis do festival.

Decorreu no passado sábado e domingo e, “para primeira edição, surpreendeu-me a adesão das pessoas. O concerto de domingo à noite na Praça de Bocage foi excelente, o Parque do Bonfim esteve cheio, o Parque Urbano de Albarquel esteve cheio. Houve uma grande adesão da cidade” acrescentou Sérgio Gabriel.

Igualmente membro da banda setubalense Dixit, uma das três participantes no AFINFA 2022, Sérgio Gabriel referiu que muitas pessoas conheciam o programa e “iam esperar as fanfarras nos locais onde estas actuavam nos circuitos itinerantes que fizeram pela cidade”.

- PUB -

Organizado pela Câmara de Setúbal, com produção da Planície Sonora – Associação Artística e apoio da União das Freguesias de Setúbal e da Sociedade Musical Capricho Setubalense, o festival além da Dixit, contou com a participação dos Agarrat’Óbrass, de Palmela, e dos franceses The Nymphonik Orchestra, que vieram de Paris.

Com início na manhã de sábado, o AFINFA 2022 incluiu três circuitos pelas ruas da cidade e um concerto de encerramento com todas bandas, na noite de domingo, na Praça de Bocage. Para terminar, as três fanfarras tocaram em conjunto com as crianças que no sábado participaram numa sessão pedagógica e workshop na Casa da Cultura.

As bandas passaram pela baixa da cidade, Mercado do Livramento, avenidas Luísa Todi e José Mourinho, Bairro do Troino, Fonte Nova, Largo da Ribeira Velha, Praça de Bocage, Parque do Bonfim e Parque Urbano de Albarquel.

- PUB -

Sempre a tocar pelas ruas, os Dixit, Agarrat’Óbrass e The Nymphonik Orchestra fizeram paragens de alguns minutos em zonas onde existiam áreas amplas, como a Praça de Bocage, o Parque do Bonfim e os largos da Fonte Nova e da Ribeira Velha.

Formação típica de “traditional jazz” ao estilo de New Orleans, com um elenco fixo formado por clarinete/saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, a Dixit combina instrumentos de sopro na interpretação de temas de jazz e de música tradicional do mundo, desde Portugal aos Balcãs e América Latina.

A banda setubalense é formada por José Miguel Zambujo (clarinete/saxofone), Ivo Rodrigues (trompete), Sérgio Gabriel (trombone), Tomás Salgueiro (tuba) e Rodrigo Carvalho (percussão).

Fundados em 2016, então como FunParra, com o objectivo de animar as festas em Palmela, os Agarrat’ÓBrass são um projecto de animação itinerante que faz animação de rua e concertos em todo o País, além de participar em diversos eventos privados, caracterizando-se pela apresentação de um reportório com músicas conhecidas que facilmente todos contagia.

Formada por um grupo de amigos que faz questão de espalhar a boa disposição e a festa por onde passa, a banda parisiense The Nymphonik Orchestra tem actuado por todo mundo, com um reportório alegre e que apela à dança, assente numa diversidade de sons internacionais.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -