18 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete e Samouco fecham ronda do PS pelos centros de saúde da...

Alcochete e Samouco fecham ronda do PS pelos centros de saúde da península

Acompanhados pelo presidente da Câmara de Alcochete, os deputados socialistas ficaram a par das necessidades de saúde no concelho

- PUB -

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleito pelo Distrito de Setúbal, estiveram segunda-feira de visita a centros de saúde de Alcochete e Samouco, no âmbito do ciclo de “Roteiros de Proximidade”. Com esta visita, encerra a ronda pelos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) dos nove concelhos da Península de Setúbal.

A última deslocação dos eleitos passou pelo ACES Arco Ribeirinho, que envolve os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, com o objectivo de ‘medir’ o sector da saúde nestes concelhos, mais cocretamente os cuidades primários de saúde.

O périplo teve início em Alcochete com uma reunião na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) que assentou nas condições de “resposta de cada unidade de saúde, nomeadamente com o balanço das equipas de medicina geral e familiar e a capacidade de corresponderem aos utentes sem médico de família através de soluções alternativas, até que se atinja a estabilização do número de médicos de família necessários”, sublinha informação emitida pelo PS.

- PUB -

Acompanhados pelo presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, os deputados socialistas ficaram assim a par da necessidade de ser “aumentado o número de médicos em Alcochete e Samouco e proporcionar a São Francisco a ida quinzenal do Posto Móvel”. Entre outras questões, foi ainda focada a “implementação em definitivo da saúde oral” neste Centro de Saúde.
Em termos gerais, para os espaços de saúde foram abordados vários temas com destaque para casos como a “cobertura que o Plano de Recuperação e Resiliência se compromete fazer quer para novos equipamentos, quer para a cobertura de equipamento tecnológico e de climatização”.

“Registo, com apreço, a busca de soluções para garantir a resposta devida aos utentes, nomeadamente em locais onde a cobertura de médicos de família tem fragilidades, ficando muitas vagas a concurso desertas. A expectativa na autonomia de gestão dos ACES, expressa no renovado Estatuto para o SNS, veio despoletar muito interesse”, comenta a coordenadora regional do grupo de deputados socialistas, Eurídice Pereira.

Nesta visita foram ainda avaliadas outras questões, como a construção da USF da Baixa da Banheira, com o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, a afirmar a determinação do município em construir as novas instalações do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, isto apesar de ser reconhecido o “risco real de se perder o financiamento para obra, fruto da falência do empreiteiro”.

- PUB -

Além da visita às instalações, a delegação esteve no Pólo de Saúde do Samouco e nas novas e futuras instalações da USF Aldegalega, no Hospital do Montijo.

O Grupo Parlamentar do PS integrou os deputados Eurídice Pereira, Jorge Seguro, Maria Antónia Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Gil Costa, Ana Isabel Santos e Eunice Pratas.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -