27 Janeiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete e Samouco fecham ronda do PS pelos centros de saúde da...

Alcochete e Samouco fecham ronda do PS pelos centros de saúde da península

Acompanhados pelo presidente da Câmara de Alcochete, os deputados socialistas ficaram a par das necessidades de saúde no concelho

- PUB -

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleito pelo Distrito de Setúbal, estiveram segunda-feira de visita a centros de saúde de Alcochete e Samouco, no âmbito do ciclo de “Roteiros de Proximidade”. Com esta visita, encerra a ronda pelos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) dos nove concelhos da Península de Setúbal.

A última deslocação dos eleitos passou pelo ACES Arco Ribeirinho, que envolve os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, com o objectivo de ‘medir’ o sector da saúde nestes concelhos, mais cocretamente os cuidades primários de saúde.

O périplo teve início em Alcochete com uma reunião na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) que assentou nas condições de “resposta de cada unidade de saúde, nomeadamente com o balanço das equipas de medicina geral e familiar e a capacidade de corresponderem aos utentes sem médico de família através de soluções alternativas, até que se atinja a estabilização do número de médicos de família necessários”, sublinha informação emitida pelo PS.

- PUB -

Acompanhados pelo presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, os deputados socialistas ficaram assim a par da necessidade de ser “aumentado o número de médicos em Alcochete e Samouco e proporcionar a São Francisco a ida quinzenal do Posto Móvel”. Entre outras questões, foi ainda focada a “implementação em definitivo da saúde oral” neste Centro de Saúde.
Em termos gerais, para os espaços de saúde foram abordados vários temas com destaque para casos como a “cobertura que o Plano de Recuperação e Resiliência se compromete fazer quer para novos equipamentos, quer para a cobertura de equipamento tecnológico e de climatização”.

“Registo, com apreço, a busca de soluções para garantir a resposta devida aos utentes, nomeadamente em locais onde a cobertura de médicos de família tem fragilidades, ficando muitas vagas a concurso desertas. A expectativa na autonomia de gestão dos ACES, expressa no renovado Estatuto para o SNS, veio despoletar muito interesse”, comenta a coordenadora regional do grupo de deputados socialistas, Eurídice Pereira.

Nesta visita foram ainda avaliadas outras questões, como a construção da USF da Baixa da Banheira, com o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, a afirmar a determinação do município em construir as novas instalações do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, isto apesar de ser reconhecido o “risco real de se perder o financiamento para obra, fruto da falência do empreiteiro”.

- PUB -

Além da visita às instalações, a delegação esteve no Pólo de Saúde do Samouco e nas novas e futuras instalações da USF Aldegalega, no Hospital do Montijo.

O Grupo Parlamentar do PS integrou os deputados Eurídice Pereira, Jorge Seguro, Maria Antónia Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Gil Costa, Ana Isabel Santos e Eunice Pratas.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -