26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTapete efémero gigante vai ser montado frente aos Paços do Concelho de...

Tapete efémero gigante vai ser montado frente aos Paços do Concelho de Setúbal no próximo sábado

O desenho é de um designar de Setúbal e foi seleccionado entre mais de 30 candidaturas internacionais 

- PUB -

O espaço frente aos Paços do Concelho de Setúbal, na Praça de Bocage vai ser decorado com um tapete efémero que ocupa 144 metros quadrados. A construção começa no sábado 23 de Julho, às 9h00, no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago 2022, ficando esta obra artística patente até 25 de Julho, Dia de Santiago, sendo levantada no dia seguinte.

Alusivo a estas festividades religiosas, o tapete foi desenhado por António Cunha, designer na Divisão de Comunicação e Imagem do município de Setúbal, e representa elementos alusivos aos Caminhos de Santiago e ao Ano Santo Xacobeo, designadamente a vieira, o peregrino e a cruz.

Integrado na iniciativa “Tapetes do Mundo”, o trabalho do designar do município foi seleccionado entre 33 propostas apresentadas internacionalmente para a elaboração de tapetes de arte efémera, com uma imagem mundial comum, no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago em 2022. A reprodução a ser montada frente aos Paços do Concelho vai ter 12 metros de lado, e é feita com sal, aparas de madeira, serradura e terra.

- PUB -

Além de Setúbal, o desenho vai ser replicado a 25 de Julho em mais de três centenas de locais, de 30 países dos cinco continentes, num evento mundial de tapetes efémeros promovido pela Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago, no qual serão utilizados materiais de acordo com as tradições locais.

Isabel Curto Castan, do Grupo de Arte Efémera de Setúbal, avança que a construção do tapete na cidade sadina vai ter a participação de cerca de uma dezena de pessoas já familiarizadas com o processo, mas a iniciativa é aberta à colaboração popular, uma vez que o desenho “não é complicado” e foi feito “para ser participativo”.

Após a primeira reprodução do desenho em tapete de arte efémera ter sido instalada na entrada dos Paços do Concelho, mais réplicas serão colocadas noutros equipamentos municipais, nomeadamente no Fórum Municipal Luísa Todi, na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca.

- PUB -

Diz ainda Isabel Curto Castan que a ideia de concretizar várias reproduções “procura cumprir o triplo objectivo de dar a conhecer a arte efémera, promover Setúbal enquanto cidade inscrita nos Alfombristas do Caminho de Santiago e divulgar o desenho do designer setubalense eleito para a elaboração de tapetes efémeros em todo o mundo no âmbito destas comemorações em 2022”.

Revela ainda que o tapete a ser reproduzido em Setúbal não vai ter flores na sua composição, “para durar estes dias”, e também porque “foi desenhado como se fosse um vitral, em homenagem aos espaços religiosos dos caminhos de Santiago”.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -