24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadePetiscos setubalenses dão cor e sabor à terceira edição da Rota do...

Petiscos setubalenses dão cor e sabor à terceira edição da Rota do Pitéu

Perto de 30 estabelecimentos aceitaram o desafio e vão apresentar propostas típicas ou inovadoras

 

- PUB -

São 27 os estabelecimentos especializados em petiscos setubalenses que vão partir na edição deste ano da Rota do Pitéu, iniciativa de promoção do sector da restauração a acontecer entre 9 e 24 de Julho.

Organizado pela Câmara de Setúbal, o evento vai, ao longo de três semanas, contar com a participação de “tascas, tabernas, petisqueiras e marisqueiras do concelho”, cujos menus vão apresentar “propostas típicas ou inovadoras de petiscos baseados em produtos tradicionais da região, com um valor fixo de 3,5 euros”.

Em comunicado, a autarquia explica que “a lista da oferta da rota gastronómica, na qual o peixe e o choco não podiam faltar, inclui especialidades como sardinha com vinagrete, mexilhão, atum, ovas, pataniscas, rissóis e empadas de choco, pastéis de bacalhau e cavala em escabeche”.

- PUB -

Em ‘cima da mesa’ vai estar “um prego especial de carne de vaca com ovo estrelado em bolo do caco”, confeccionado pelo Arrábid’In! Mar. Já a Taberna do Fernando do Jornais vai preparar pastéis de bacalhau caseiros, enquanto as moelas vão ser a estrela no Café Restaurante Arco Íris.

Além das referidas propostas, é também no Bairro do Troino que os interessados vão poder encontrar, na Tasca do Galo, “lombinho no pão com queijo de Azeitão”. Entre os pratos a ser preparados vai estar a “codorniz com molho bárbaro do Bardo Taberna Medieval”.

“A poucas centenas de metros, o Arroba Check.In propõe uma bruschetta portuguesa de petingas ou sardinhas em azeite de oliveira e piripiri”. Na zona da Praça de Bocage, por sua vez, as opções vão ser “bifana com molho de moscatel, no Moscatel de Setúbal Experience, e torricado de sardinha com vinagrete de moscatel, no By Álvaro Santos”.

- PUB -

Os setubalenses vão ter oportunidade de experimentar “um tapa experience, petisco com cogumelo recheado com mozarela e bacon perfumado com trufa, no Beco da Ribeira, e um montadito lateiro de atum e cavala em escabeche, na Taberna do Largo”.

Na Avenida Luísa Todi “há pitéu de choco, da Tasca do Choco, e presa ibérica de porco preto em bolo do DR caco, do Tapas na Baixa”. Disponíveis vão estar “croquetes de choco, da 490 Taberna STB, pimentos padrón assados, da Petisqueira do Manel, e caçarola de mexilhão, do Chez Nando”.

“O Ora H propõe ovas de choco e o Terraço do Mercado tem pica-pau”. Também a restauração no Viso aderiu à iniciativa, zona na qual vai ser possível “degustar cuscuz com camarão, laranja e moscatel, na Porta 165”.

“Há bruschetta portuguesa na Tostaria do Bairro, no Florida Cervejaria é servido pica-pau de choco frito e a proposta do Skál Artesanal é bifana rota”. “No Bairro Santos Nicolau, gambas cozidas com molho de maionese de alho é a proposta do Pinga Amor Marisqueira, enquanto ovos rotos são a aposta da Tas’ka Moka. Em Azeitão, a Petisqueira Brandão sugere salada de ovas e a Casa Janica e o Café Rossio apresentam ambos caracóis”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -