20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaÉ já amanhã que a Carris Metropolitana avança em Almada, Seixal e...

É já amanhã que a Carris Metropolitana avança em Almada, Seixal e Sesimbra

A TST já garantiu à Transportes Metropolitanos de Lisboa que o serviço está pronto a funcionar. Mas haverá linhas que ficam para mais tarde

- PUB -

Amanhã, 1 de Julho, começam a circular os novos autocarros do serviço da Carris Metropolitana na Área 3, que abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra. A Transportes Sul do Tejo vai manter-se como operador, mas avança a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), empresa que gere esta ‘revolução’ nos transportes públicos rodoviários, que haverá mais frequência, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada.

Neste período de Verão, entram em funcionamento, no total dos três concelhos, 111 linhas, em vez das 88 actuais, o que representa um aumento na oferta em veículos por quilómetro de 21%, 29% e 16%, respectivamente, nos dias úteis, sábados e domingos. Ou seja, “vão circular ao todo 339 autocarros, dos quais 236 são integralmente novos”, afirma a TML.

No caso do concelho de Almada, com a entrada da Carris Metropolitana, das 75 carreiras que existem até hoje, amanhã deverão estar a circular 92 carreiras, sendo que 26 das quais são novas rotas. Mas não é dado como plenamente certo que assim seja, uma vez que “ainda estão a chegar novas indicações por parte da TML”, foi referido por fonte autárquica a O SETUBALENSE.

- PUB -

Quanto ao Seixal, a nova frota de autocarros amarelos da Carris vai integrar 15 linhas municipais com 719 circulações em dias úteis, 40 linhas intermunicipais e 1 147 circulações em dias úteis. Até Janeiro de 2023, entrarão em funcionamento mais mais sete linhas municipais e 11 linhas intermunicipais.

Sabe O SETUBALENSE, que têm decorrido reuniões entre o operador TST, a TML e autarcas para que não existam constrangimentos inesperados na entrada do novo serviço. “A TST já nos informou que vai estar tudo a funcionar”, diz fonte da TML. E também se sabe que a administração da transportadora TST esteve ontem com várias reuniões para antecipar e resolver qualquer problema que possa surgir. Mas, segundo adianta fonte da TML “algumas linhas ainda não vão começar a operar”.

É ainda avançado da parte da empresa que, pelo menos os postaletes com informação das linhas “vão estar colocados a 1 de Julho”.

- PUB -

Depois dos problemas que surgiram com o arranque do serviço na Área 4, com o operador Alsa Todi, nos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo, Moita e Alcochete, “todos ganharam experiência e não é esperado que aconteçam problemas idênticos”.

Indica a TML em nota de Imprensa, que a “1 de Julho aumenta o serviço rodoviário da Área 4, que corresponde aos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, uma vez que o nível de serviço que se encontra a ser prestado ainda é inferior ao definido contratualmente na Carris Metropolitana”. Contudo, “a frota de autocarros totalmente nova, os horários, frequências e linhas hoje em funcionamento já é superior ao que era praticado antes de 1 de Junho”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -