6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteFestas do Barrete Verde e das Salinas estão de volta depois de...

Festas do Barrete Verde e das Salinas estão de volta depois de dois anos de paragem devido à pandemia

O investimento total de comparticipação municipal é de 150 942 euros, que inclui a logística que suporta as várias actividades tradicionais

- PUB -

As Festas do Barrete Verde e das Salinas estão de volta depois de dois anos de paragem por causa da pandemia covid-19. De 12 a 16 de Agosto, a vila de Alcochete volta a receber milhares de pessoas para assistirem aos espectáculos musicais, largadas e corridas de touros. Haverá ainda noite da Sardinha Assada e Charanga, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduram até o sol nascer.

O programa ainda não é conhecido, mas já se conhece o cartaz das festas, da autoria de Constantino Menino. “Este é o terceiro cartaz que faço para estas festas, uma vez que tive trabalhos começados em 2020 e 2021, que infelizmente nunca pude acabar porque as festas não aconteceram. Fico feliz por esta tela finalmente vir a público, é sinal de que as Festas do Barrete Verde estão de regresso”.

Alusivo a um campino, um salineiro e um forcado, o cartaz anuncia o maior evento que acontece no concelho e que mais uma vez recebe apoios financeiros da parte da autarquia. Ao todo, o investimento de comparticipação municipal é de 150 942 euros, que inclui a logística que suporta as várias actividades.

- PUB -

Por decisão unânime dos eleitos na Câmara Municipal, foi aprovada uma participação financeira de 85 mil euros ao Aposento do Barrete Verde, a agremiação regionalista do concelho responsável pela organização das Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Aqui inclui-se verba para a colocação, já a decorrer, das novas tronqueiras nos vários locais e ruas onde se irão realizar as largadas. “Depois de dois anos de paragem das festas, as tronqueiras já montadas não estão nas melhores condições”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal, Maria de Fátima Soares, na apresentação da proposta, em reunião pública, sobre o financiamento à colectividade e festas. As novas tronqueiras, só por si, representam um investimento de 40 mil euros para garantir a segurança de pessoas e bens durante as largadas de toiros nas ruas.

Em termos repartidos, a verba para financiar a 79.ª edição das festas, divide-se em 80 mil euros directos, e três mil euros para apoiar outras actividades. No total estão ainda incluídos mil euros dirigidos ao Grupo de Forcados Amadores e para o Grupo de Sevilhanas do Barrete Verde.

- PUB -

Específica a autarquia que o contrato-programa inclui ainda apoio logístico e cedências, com um valor total estimado de 65 942,41 euros, nomeadamente a isenção do pagamento de taxas da licença especial de ruído, de ocupação da via pública e de utilização das instalações desportivas municipais, a utilização do Fórum Cultural, a cedência de utilização pontual de espaços e equipamentos, a cedência de viaturas e outros apoios decorrentes de actividades não programadas.

“Vamos mais uma vez realizar uma edição das Festas do Barrete Verde e das Salinas. É uma alegria imensa. As festas são conhecidas nacionalmente e fora do País. Esperamos que tudo corra pelo melhor”, disse a vereadora com o pelouro do Movimento Associativo, Maria de Fátima Soares.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -