11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTrês parques de estacionamento permitem reforçar acesso às praias da Arrábida em...

Três parques de estacionamento permitem reforçar acesso às praias da Arrábida em segurança

Lugares disponíveis no Alegro e praias do Creiro e Figueirinha, sendo que comerciantes podem deixar veículo em Albarquel

 

- PUB -

Durante a presente época balnear, os setubalenses podem estacionar o veículo num dos três parques de estacionamento identificados pela Câmara Municipal de Setúbal como sendo de fácil acesso aos autocarros, no âmbito do programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança”.

Além do Centro Comercial Alegro, que disponibiliza gratuitamente “os parques cobertos para efeitos de estacionamento dos que se destinam à utilização” do autocarro, a população pode igualmente parar o carro nas praias do Creiro – com 140 lugares disponíveis e um custo diário de quatro euros –, ou da Figueirinha, que tem uma lotação para 140 viaturas, sendo que o custo é “variável conforme o dia da semana e a época”.

Entre 1 de Julho e 30 de Agosto, estacionar o carro junto à Figueirinha tem um custo de 0,80 cêntimos por hora em dia útil e de um euro a cada 60 minutos aos fins-de-semana e feriados, refere a autarquia no seu site oficial, disponível em https://www.mun-setubal.pt/arrabida-sem-carros-praias-de-setubal-para-todos/.

- PUB -

Em alternativa ao transporte próprio, os interessados em aceder às zonas balneares da Arrábida podem recorrer ao serviço de transporte público rodoviário, este ano “já assegurado pela Carris Metropolitana”.

Apesar de ainda não estar a funcionar em pleno, André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, garantiu na reunião pública de quarta-feira que “o reforço de autocarros irá ser feito”. Das linhas regulares, fazem o percurso até às praias da Arrábida a 4470 (Brejos de Azeitão – Creiro), a 4472 (Praia do Creiro – Interface de Transportes de Setúbal) e a 4474 (Centro Comercial Alegro – Praia da Figueirinha).

A linha 4470, durante a época balnear, “funciona aos sábados, domingos e feriados”, sendo que em Agosto funciona todos os dias. Conta com partidas de Brejos de Azeitão entre as 08h30 e as 13h30 e partidas do Creiro às 13h30 e às 19h30.

- PUB -

Já a carreira 4472 tem uma frequência, nos dias úteis, de 30 em 30 minutos de 10 a 30 de Junho, enquanto aos fins-de-semana e feriados e de 1 de Julho a 18 de Setembro passa a cada 15 minutos.

As partidas de Setúbal acontecem entre as 09 e as 20 horas, horário em que acontecem também as partidas do Creiro. Enquanto isso, a linha 4474 “permite a ligação de Setúbal à Praia da Figueirinha, com o percurso a abranger a Várzea e as avenidas de Moçambique, Dr. Rodrigues Manito e 22 de Dezembro”.

De 10 a 30 de Junho, em dias úteis, as partidas de Setúbal, assim como as da Figueirinha, decorrem entre as 09h20 e as 19h20. Os bilhetes a bordo das três carreiras, abrangidas pelo passe Navegante, custam 2,60 euros, enquanto o valor aplicado na tarifa zapping é de 1,25 euros.

Os banhistas podem igualmente recorrer à linha circular 4471, que faz a ligação entre a Avenida Luísa Todi e a Praia de Albarquel. Na referida zona balnear, “é permitido o estacionamento apenas às actividades económicas locais e portadores de dísticos de deficientes”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -