3 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeDiocese de Setúbal ‘ganha’ três novos padres em celebração presidida por D....

Diocese de Setúbal ‘ganha’ três novos padres em celebração presidida por D. José Ornelas

José Raposo, Afonso Pereira e José Cachaço ordenados sacerdotes na Sé de Setúbal em momento de “grande felicidade”

 

- PUB -

A Diocese de Setúbal tem desde domingo três novos padres, com a celebração a ser presidida por D. José Ornelas, actual Bispo de Leiria-Fátima. Com representação do clero diocesano e de muitos fiéis que quiseram estar presentes, José Manuel Raposo, Afonso Pereira e José Manuel Cachaço foram ordenados sacerdotes na Sé de Setúbal.

“Já estava no coração de todos que quando estes jovens atingissem esta etapa, caso ainda não tivéssemos Bispo, que iriamos convidar D. José Ornelas, que acompanhou o crescimento dos três jovens”, explicou o Padre José João Lobato, administrador diocesano de Setúbal.

Já D. José Ornelas, que assumiu a função de Bispo de Setúbal nos últimos seis anos, disse regressar à cidade sadina com “enorme alegria”.

- PUB -

“Voltar a esta catedral onde nasci como Bispo para o serviço da Igreja e juntar-me a vós, presidindo a esta celebração enquanto continuamos a rezar pela chegada de um novo Bispo é para mim uma enorme alegria”, afirmou.

A celebração foi precedida por uma vigília de oração, realizada na passada sexta-feira em Sesimbra, na Igreja de Santa Maria do Castelo. A O SETUBALENSE, José Manuel Raposo descreveu esta nova fase como “uma enorme felicidade”.

- PUB -

“É para mim uma grande felicidade Deus chamar-me à Sua graça que habita no meu coração. Deus chamou-me a estar disponível, humilde e com fidelidade para com todos, principalmente com os mais frágeis, como diz o Papa Francisco”, acrescentou.

Para o novo sacerdote Afonso Pereira, “é uma graça para uma Diocese sem Bispo ter três novos padres”. “Tenho como objectivo de vida ser fiel a Jesus”. “Antes de tudo, é uma grande festa para a Igreja ter três novos padres. Irei ter com certeza algo novo e especial ao serviço de Deus e da Igreja”, expressou José Manuel Cachaço.

As missas novas têm já data marcada, com José Manuel Raposo a celebrar a eucaristia no dia 25 de Junho, pelas 19 horas, na Igreja da Corredoura, no Castelo de Sesimbra, e a 3 de Julho, às 18 horas, na Igreja Matriz de Beringel (Diocese de Beja).

Depois de garantir ontem a missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, Afonso Pereira celebra a eucaristia no dia 26 de Junho, pelas 17 horas, na Igreja de Santo António, em Pinhal de Frades.

Também José Manuel Cachaço presidiu ontem a uma missa, na Igreja Paroquial de Cacilhas, sendo que a próxima se realiza a 26 de Junho, pelas 11 horas, no mesmo espaço.

Há onze anos que não eram ordenados três padres ao mesmo tempo. Os três diáconos formaram-se no Seminário Maior de São Paulo, em Almada.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -