20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeExposição na Conde de Ferreira chama a redescobrir brincadeiras de outros tempos

Exposição na Conde de Ferreira chama a redescobrir brincadeiras de outros tempos

A mostra resulta de um exercício exploratório a partir da recolha de memórias de infância de vários setubalenses

 

- PUB -

A Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais tem patente até 9 de Julho o projecto artístico “Museus de Brincar”, de Paula Moita e Leonardo Silva, com ambientes sonoros de João Mota. O objectivo é promover e valorizar memórias afectivas das brincadeiras de outros tempos.

A exposição resulta de um exercício exploratório a partir da recolha de memórias de infância de vários setubalenses e constitui-se assim como um espaço de aprendizagem inter-geracional. Pode ser vista gratuitamente de terça-feira a sábado entre as 15h00 e as 19h00.

“É uma mostra com várias abordagens artísticas, que dá a conhecer o trabalho de pesquisa realizado no âmbito do Museus de Brincar, projecto que explora o que significa brincar e que confronta as brincadeiras de hoje com as do antigamente”, explica Paula Moita.

- PUB -

Nos espaços do antigo estabelecimento de ensino, como a sala de aula, estão à descoberta muitas brincadeiras, a serem partilhadas com o público através de manifestações e recursos audiovisuais criados a partir de testemunhos e memórias vivas de mais de duas dezenas de seniores que participaram no projecto.

Outro dos objectivos do projecto passa pela edição de um livro, a lançar em Setembro, com um ensaio sobre a pesquisa e investigação realizada em “Museus de Brincar” pela antropóloga Vanessa Amorim e o investigador João Santos, e os dinamizadores do projecto Paula Moita e Leonardo Silva.

A exposição agora patente é o ponto de partida para um vasto programa de actividades no âmbito do projecto “Museus de Brincar”, designado de “Troino a Brincar”, o qual decorre com várias actividades entre Junho e Julho.

- PUB -

O projecto “Museus de Brincar” é financiado pela Direcção-Geral das Artes e dinamizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e a parceria de várias entidades, entre as quais a União das Freguesias de Setúbal, a Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal e a Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multiartes.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -