2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMunicípio de Setúbal é o nono melhor do País para viver e...

Município de Setúbal é o nono melhor do País para viver e visitar

Na categoria dedicada a negócios o concelho de Setúbal está posicionado em 12.º lugar

- PUB -

Setúbal é um dos mais apelativos municípios portugueses para viver e visitar. O estudo feito pela Bloom Consulting, que envolveu os 308 municípios nacionais, posiciona a cidade do Sado em nono lugar, e com isto mereceu o prémio “Marca Estrela Nacional” na edição de 2022 do Portugal City Brand Ranking.

A distinção “Marca Estrela Nacional” é atribuída pela empresa ao município que se tenha destacado e alcançado “posições importantes nas respectivas regiões ou dimensões do ranking”. Um posicionamento que também é feito para cada uma das três dimensões e sete regiões, ou para os concelhos com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes, estando para estes casos destinados os prémios “Marca Estrela”.

Além de ter sido considerado com o nono melhor concelho do País para visitar e viver, na categoria dedicada a negócios Setúbal ficou posicionada em 12.º lugar. Tendo como referência os territórios da Área Metropolitana de Lisboa, foi considerado, globalmente, o quarto melhor município, atrás de Lisboa, Cascais e Sintra. Mas na categoria “Viver” ficou em terceiro lugar, à frente de Sintra.

- PUB -

O Portugal City Brand Ranking, agora na oitava edição, é um documento apresentado pela Bloom Consulting sobre a performance de marca dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, e que, segundo o CEO da empresa, “permite entender a realidade das marcas territoriais portuguesas”.

Sublinha ainda Filipe Roquette, sócio director da Bloom Consulting, que a actual edição do ranking “fica marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia”.

Do trabalho publicado pela empresa, a autarquia destaca que, “com base em dados quantitativos estatísticos e digitais, Setúbal tem demonstrado subidas consistentes nos parâmetros avaliados ao longo das várias edições, subindo do 13.º lugar da tabela geral em 2013 para o nono em 2019. Em 2021 caiu de novo para o 13.º lugar, ao ser penalizada pelo 17.º posto na dimensão “Visitar” em altura de pandemia, mas este ano ficou em nono lugar naquela classificação parcelar e regressou ao nono lugar nacional”.

- PUB -

“Na actual edição do ranking, ao ganhar quatro lugares, Setúbal foi o concelho que registou a maior subida de posição entre os presentes no Top 10, seguido do Funchal, que subiu duas posições, para a oitava. Enquanto os sete primeiros – Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, por esta ordem – mantiveram os respectivos lugares, Aveiro caiu dois postos, para o 10.º.

O estudo da Bloom Consulting não pretende directamente indicar quais são os melhores municípios para viver, visitar ou fazer negócios, mas sim medir a performance e o impacte da marca de cada concelho, constituindo o ranking um indicador forte das melhores estratégias de promoção e estruturação, de mais visibilidade, de mais procura proactiva, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos em diferentes categorias, formando, assim, uma marca mais forte.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -