29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal avança em direcção à mobilidade eléctrica

Setúbal avança em direcção à mobilidade eléctrica

Encontro Nacional de Veículos Eléctricos esteve na cidade e apresentou soluções de sustentabilidade

- PUB -

Setúbal quer afirmar-se como um território mais sustentável e ambientalmente mais eficiente. O “empenho” do município na mobilidade com menor pegada ecológica e no “combate ao impacte das alterações climáticas”, foi sublinhado no passado sábado pelo vereador Carlos Rabaçal na abertura do ENVE 2022 – Encontro Nacional de Veículos Eléctricos organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos.

A décima edição deste evento, que decorreu também no domingo, escolheu a cidade do Sado e contou com a parceria da Câmara de Setúbal e também do Porto de Setúbal que montou um espaço promocional com uma viatura eléctrica em exposição no Largo José Afonso, onde decorreu o encontro.

Segundo a administração portuária, a “novidade deste ano foi a vertente náutica”, pelo que estiveram presentes barcos eléctricos para recreio e realizaram-se actividades marítimo-turísticas no Cais 2.

- PUB -

Além das embarcações, foram apresentadas várias soluções já disponíveis no mercado nacional e internacional direccionadas para a mobilidade eléctrica e sustentável. Estiveram assim patentes veículos de duas e quatro rodas, de passageiros e mercadorias, ligeiros e pesados e também trotinetas e bicicletas; uma mostra que também teve o intuito de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho.

Singular neste encontro, que contou também com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, foi a mostra de um clássico McLaughlin, um veículo com mais de um século, que foi convertido em eléctrico, e ainda um pesado de mercadorias e um autocarro de transportes públicos, ambos totalmente eléctricos. Presente esteve também uma empresa que aposta na criação de elementos urbanos activos, como um candeeiro com ponto de carregamento integrado.

Henrique Sanchez, presidente da UVE, apontou que este evento teve uma tripla função. Não só reuniu “utilizadores para a partilha de experiências”, como mostrou “o mercado de veículos eléctricos disponível” e ainda apresentar “soluções de sustentabilidade”.

- PUB -

Carlos Rabaçal vincou que Setúbal “tem investido na mobilidade eléctrica” e lembrou que na última reunião pública da Câmara Municipal “foi aprovada a substituição de mais de três dezenas de veículos a gasóleo por híbridos e híbridos plugin”. Frisou ainda que a transição para a mobilidade eléctrica e sustentável “é o presente e um caminho de futuro”, o qual em Setúbal “está a ser feito com grande energia” através de “soluções concretas no território e que permitem às pessoas acompanhar esta mudança”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -