29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalFase III do novo sistema de recolha selectiva já arrancou no Seixal

Fase III do novo sistema de recolha selectiva já arrancou no Seixal

Projecto para resíduos alargado às zonas de moradias de Valadares, Flor da Mata, Quinta José Miranda e Alto do Moinho

- PUB -

O Projecto Recolher Porta a Porta para Valorizar, agora na 3.ª fase, arrancou ontem na zona de Valadares, concelho do Seixal, e contempla a visita a 2 mil moradias até ao final de Setembro.

Informação disponibilizada pela Câmara do Seixal, relembra que o município foi, em 2019, o primeiro da região de Setúbal a implementar um novo sistema de recolha selectiva de biorresíduos, no âmbito deste projecto ambiental. Este teve as fases I e II desenvolvidas pela câmara municipal e financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR, decorreram em 2019 e 2021 e abrangeram cerca de 16 mil moradias.

O Seixal decidiu agora alargar, na fase III, o projecto às zonas de moradias de Valadares, Flor da Mata, Quinta José Miranda e Alto do Moinho, na qual são abrangidas mais 2 mil moradias e uma população de 3 700 habitantes. Uma cobertura que implica os monitores ao serviço da câmara municipal percorrerem estas localidades para dar a conhecer o projecto e a forma de funcionamento do mesmo.

- PUB -

Desde ontem, 30 de Maio, na zona de Valadares está a ser feita a entrega a todos os moradores da informação sobre os procedimentos a adoptar e um contentor castanho de utilização individual, destinado à deposição de biorresíduos.

“Ao aceitar o contentor castanho de 120 litros, facultado gratuitamente pela Câmara Municipal do Seixal, a população estará a contribuir para a criação de um sistema de recolha mais amigo do ambiente”, refere a autarquia.

Esta recolha permitirá retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e “evitar que sejam depositados em aterro sanitário, com todos os inconvenientes que isso pode trazer”. Com esta acção, “cada cidadão poderá contribuir para evitar o desperdício de um resíduo valorizável que, desta forma, será transformado num produto com valor, o composto, que pode ser utilizado para melhorar a qualidade do solo em pomares e vinhas”.

- PUB -

A 31 de Dezembro de 2023, a recolha selectiva de biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional, para cumprimento da legislação nacional e comunitária, pelo que a Câmara Municipal do Seixal se “antecipou e está a implementar o sistema em todas as zonas de moradias do município que tenham recolha porta a porta”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -