29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada avança com simulacros em vários terrenos para testar meios e dinâmica...

Almada avança com simulacros em vários terrenos para testar meios e dinâmica operacional

Um dos exercícios é o MASCAL’ 22 para o qual está a ser solicitada a colaboração de figurantes; na calha está um pretenso furacão    

- PUB -

A Câmara Municipal de Almada está a assinalar a Semana da Protecção Civil com um conjunto de iniciativas, a decorrerem até 13 de Junho, que têm por objectivo “sensibilizar a comunidade para momentos de sobressalto”, indica a autarquia. Ao mesmo tempo, está programado um exercício no âmbito do mesmo serviço, entre 17 e 19 de Junho, para o qual a autarquia está a requerer a colaboração de figurantes.

A 8.ª edição da Semana da Protecção Civil conjuga assim dias e acções de preparação das diferentes forças do sistema e momentos de abertura e contacto com o público. Estão marcadas exposições, demonstração de meios e simulacros.

A 1 de Junho, o Parque da Paz recebe a exposição e demonstração de meios da Protecção Civil e, no dia 5, no mesmo espaço verde da cidade, celebra-se o Dia Municipal do Bombeiro.

- PUB -

Entretanto, a 13 de Junho, o programa inclui a realização de simulacros em escolas e jardins de infância, acções de formação e treino e uma acção de sensibilização sobre a vespa velutina.

Os exercício e simulacros vão continuar, mas no âmbito do MASCAL ’22, marcado para 17 a 19 de Junho, para o qual a autarquia está a solicitar a colaboração de munícipes, maiores de 18 anos, enquanto figurantes para assumirem o papel de feridos ligeiros e graves.

O cenário inicial do MASCAL`22 envolve um aviso meteorológico vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê a aproximação de um furacão ao território continental português.

- PUB -

A realização deste exercício visa “criar as condições para testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil e o Plano de Emergência Externo da Repsol”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Assim, serão testadas diferentes valências ao nível da resposta operacional, com vista à “melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada para situações de emergências de maior complexidade”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -