27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada avança com simulacros em vários terrenos para testar meios e dinâmica...

Almada avança com simulacros em vários terrenos para testar meios e dinâmica operacional

Um dos exercícios é o MASCAL’ 22 para o qual está a ser solicitada a colaboração de figurantes; na calha está um pretenso furacão    

- PUB -

A Câmara Municipal de Almada está a assinalar a Semana da Protecção Civil com um conjunto de iniciativas, a decorrerem até 13 de Junho, que têm por objectivo “sensibilizar a comunidade para momentos de sobressalto”, indica a autarquia. Ao mesmo tempo, está programado um exercício no âmbito do mesmo serviço, entre 17 e 19 de Junho, para o qual a autarquia está a requerer a colaboração de figurantes.

A 8.ª edição da Semana da Protecção Civil conjuga assim dias e acções de preparação das diferentes forças do sistema e momentos de abertura e contacto com o público. Estão marcadas exposições, demonstração de meios e simulacros.

A 1 de Junho, o Parque da Paz recebe a exposição e demonstração de meios da Protecção Civil e, no dia 5, no mesmo espaço verde da cidade, celebra-se o Dia Municipal do Bombeiro.

- PUB -

Entretanto, a 13 de Junho, o programa inclui a realização de simulacros em escolas e jardins de infância, acções de formação e treino e uma acção de sensibilização sobre a vespa velutina.

Os exercício e simulacros vão continuar, mas no âmbito do MASCAL ’22, marcado para 17 a 19 de Junho, para o qual a autarquia está a solicitar a colaboração de munícipes, maiores de 18 anos, enquanto figurantes para assumirem o papel de feridos ligeiros e graves.

O cenário inicial do MASCAL`22 envolve um aviso meteorológico vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê a aproximação de um furacão ao território continental português.

- PUB -

A realização deste exercício visa “criar as condições para testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil e o Plano de Emergência Externo da Repsol”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Assim, serão testadas diferentes valências ao nível da resposta operacional, com vista à “melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada para situações de emergências de maior complexidade”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -