26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida...

Mostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida em Azeitão

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar”, título de um dos livros do professor Sebastião da Gama

- PUB -

Uma mostra dedicada a Joana Luísa da Gama está agora patente na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão. Trata-se um novo período iniciado neste equipamento municipal desde o Dia Internacional dos Museus, que se assinalou a 18 de Maio.

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar” – título de um dos livros do professor Sebastião da Gama, o “Poeta da Arrábida” -, e terá, pelo menos, “mais quatro fases todas elas dedicadas ao ensino, à Serra da Arrábida, aos amigos e a Deus”.

Diz Lourenço de Morais, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, que a nova mostra aberta ao público representa uma “renovação” da exposição que estava na Casa da Memória desde que foi inaugurada, a 10 de Abril de 2021. O ciclo “O Segredo é Amar” vai ser dividido em cinco ou seis partes, “dedicadas a cada um dos amores” do pedagogo e poeta.

- PUB -

“Começaremos com uma exposição dedicada ao grande amor dele, que foi Joana Luísa da Gama, que também dá nome a esta casa e sem a qual não conseguíamos perpetuar a memória e, se calhar, hoje não saberíamos o que sabemos de Sebastião da Gama”, afirma Lourenço de Morais, citado em nota de Imprensa da autarquia.

Adianta o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama que a primeira parte do ciclo irá ficar presente ao público ao longo deste ano e pretende fazer o lançamento do centenário de Joana Luísa, que se celebra em 2023.

Na exposição estão patentes, entre outros itens, a única carta conhecida de Joana Luísa para Sebastião da Gama, dedicatórias em livros feitas um ao outro e diversas fotos de um álbum pessoal que Joana Luísa guardou e a que, após a morte do marido, chamou “História de um Amor Breve”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -