20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida...

Mostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida em Azeitão

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar”, título de um dos livros do professor Sebastião da Gama

- PUB -

Uma mostra dedicada a Joana Luísa da Gama está agora patente na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão. Trata-se um novo período iniciado neste equipamento municipal desde o Dia Internacional dos Museus, que se assinalou a 18 de Maio.

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar” – título de um dos livros do professor Sebastião da Gama, o “Poeta da Arrábida” -, e terá, pelo menos, “mais quatro fases todas elas dedicadas ao ensino, à Serra da Arrábida, aos amigos e a Deus”.

Diz Lourenço de Morais, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, que a nova mostra aberta ao público representa uma “renovação” da exposição que estava na Casa da Memória desde que foi inaugurada, a 10 de Abril de 2021. O ciclo “O Segredo é Amar” vai ser dividido em cinco ou seis partes, “dedicadas a cada um dos amores” do pedagogo e poeta.

- PUB -

“Começaremos com uma exposição dedicada ao grande amor dele, que foi Joana Luísa da Gama, que também dá nome a esta casa e sem a qual não conseguíamos perpetuar a memória e, se calhar, hoje não saberíamos o que sabemos de Sebastião da Gama”, afirma Lourenço de Morais, citado em nota de Imprensa da autarquia.

Adianta o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama que a primeira parte do ciclo irá ficar presente ao público ao longo deste ano e pretende fazer o lançamento do centenário de Joana Luísa, que se celebra em 2023.

Na exposição estão patentes, entre outros itens, a única carta conhecida de Joana Luísa para Sebastião da Gama, dedicatórias em livros feitas um ao outro e diversas fotos de um álbum pessoal que Joana Luísa guardou e a que, após a morte do marido, chamou “História de um Amor Breve”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -