27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida...

Mostra dedicada a Joana Luísa da Gama ‘renova’ Casa-Memória poeta da Arrábida em Azeitão

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar”, título de um dos livros do professor Sebastião da Gama

- PUB -

Uma mostra dedicada a Joana Luísa da Gama está agora patente na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão. Trata-se um novo período iniciado neste equipamento municipal desde o Dia Internacional dos Museus, que se assinalou a 18 de Maio.

A exposição consiste na primeira parte do ciclo “O Segredo é Amar” – título de um dos livros do professor Sebastião da Gama, o “Poeta da Arrábida” -, e terá, pelo menos, “mais quatro fases todas elas dedicadas ao ensino, à Serra da Arrábida, aos amigos e a Deus”.

Diz Lourenço de Morais, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, que a nova mostra aberta ao público representa uma “renovação” da exposição que estava na Casa da Memória desde que foi inaugurada, a 10 de Abril de 2021. O ciclo “O Segredo é Amar” vai ser dividido em cinco ou seis partes, “dedicadas a cada um dos amores” do pedagogo e poeta.

- PUB -

“Começaremos com uma exposição dedicada ao grande amor dele, que foi Joana Luísa da Gama, que também dá nome a esta casa e sem a qual não conseguíamos perpetuar a memória e, se calhar, hoje não saberíamos o que sabemos de Sebastião da Gama”, afirma Lourenço de Morais, citado em nota de Imprensa da autarquia.

Adianta o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama que a primeira parte do ciclo irá ficar presente ao público ao longo deste ano e pretende fazer o lançamento do centenário de Joana Luísa, que se celebra em 2023.

Na exposição estão patentes, entre outros itens, a única carta conhecida de Joana Luísa para Sebastião da Gama, dedicatórias em livros feitas um ao outro e diversas fotos de um álbum pessoal que Joana Luísa guardou e a que, após a morte do marido, chamou “História de um Amor Breve”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -